Recolha Seletiva

Por recolha selectiva entende-se a recolha de todos os materiais reutilizáveis e recicláveis que foram devidamente separados pelos produtores. Estes materiais são recolhidos pela Associação de Municípios da Região do Planalto Beirão através de circuitos específicos, ou entregues pelos munícipes ou pelas empresas no Ecocentro localizado na zona industrial da Catraia.


O QUE É A RECICLAGEM

ReciclagemA Reciclagem é um processo de transformação dos resíduos das embalagens - depois de devidamente separados (papel, metal e plástico e vidro) - em novos produtos. Os resíduos são tratados como matéria-prima que será reaproveitada para fazer novos produtos, substituindo e poupando matérias-primas.
A reciclagem cumpre regras básicas que é preciso respeitar:

  • Escorra e despeje todo o conteúdo das embalagens;
  • Quando possível, espalme-as para ocuparem menos espaço em casa, facilitar o seu transporte e diminuir o número de deslocações ao ecoponto;
  • Para evitar maus cheiros pode passar por água algumas embalagens;
  • Deposite no ecoponto o saco que usou para transportar as embalagens usadas.

EQUIPAMENTOS

Os ecopontos são um conjunto de contentores preparados para receber, em separado, as embalagens de papel e cartão, plástico, metal e vidro. Estes ocupam uma pequena área e estão colocados estrategicamente em locais de fácil acesso. Os materiais colocados nestes contentores serão encaminhados para plataformas de triagem e posteriormente conduzidos para recilagem.


No concelho estão instalados 58 ecopontos - 2 subterrâneos e 56 de superfície - tendo cada um, uma cor à qual corresponde o tipo de material a depositar.

Contentor Amarelo - plástico e metal;
Contentor Azul - papel e cartão;
Contentor Verde - vidro.

O sucesso da recolha selectiva depende de todos nós, da nossa adesão à separação. Não podemos pensar que é um dever de cada um, mas sim de todos, porque cada um de nós deve, como munícipes, adoptar hábitos ambientais no dia-a-dia, de forma a proteger um cantinho que pertence a todos – o Planeta.

Podemos pensar que reciclar é complicado, mas resumindo é um gesto simples... e o que custa é começar...


ONDE COLOCAR

ECO_Amarelo

DEPOSITAR:
Plástico: Garrafas, garrafões e frascos (de água, sumos e refrigerantes, vinagre, detergentes e produtos de higiene e óleos alimentares), sacos de plástico, esferovite, pacotes de leite e bebidas (ECAL - Embalagens de cartão para alimentos líquidos), iogurtes.
Metal: Latas de bebidas, latas de conserva, tabuleiros de alumínio, aerossóis vazios, metalizados.

 

NÃO DEPOSITAR:
Plástico: Embalagens de produtos tóxicos ou perigosos (por ex.: combustíveis e óleo de motor), metal, electrodomésticos, pilhas e baterias e objectos que não sejam embalagens (por ex.: tachos e panelas, talheres, ferramentas, etc.).

 

ECO_Azul

DEPOSITAR:
Embalagens de cartão (caixas de cereais, bolachas, etc.), sacos de papel, papel de embrulho, jornais e revistas, papel de escrita.

 

NÃO DEPOSITAR:
Embalagens de cartão com gordura (por ex.: pacotes de batatas fritas, caixas de pizza), sacos de cimento, embalagens de produtos químicos, papel de alumínio, papel autocolante, papel de cozinha, guardanapos e lenços de papel sujos, toalhetes e fraldas.

 

ECO_Verde

DEPOSITAR:
Garrafas, garrafões, frascos e boiões.

 

 

NÃO DEPOSITAR:
Loiças e cerâmicas (pratos, copos, chávenas, jarras, etc.), materiais de construção civil, lâmpadas, janelas, vidraças, espelhos, etc.


 

POLITICA DOS 4 R’S

 

4 R's - Reduzir, Reutilizar, Restaurar e Reciclar
"Nada se perde, nada se cria, tudo se transforma." - Lavoisier

A política dos 4 R’s permite que o consumidor reveja o seu dia-a-dia e tome atitudes ecológicas que permitem reduzir os resíduos produzidos, reutilizar materiais já usados, restaurar peças antigas e reciclar embalagens domésticas através da sua deposição no Ecoponto.
Estabelecer uma política ecológica de compras e posteriormente dirigir de forma correcta os seus resíduos, são princípios fundamentais para a protecção e preservação do meio Ambiente.

Reduzir
Significa que o consumidor poderá optar por produtos de longa duração e com menor quantidade de embalagens.
Exemplos: Produtos a granel, em vez dos embalados. Cesto de compras ou saco de pano para reduzir o uso dos sacos de plástico.

 

Reutilizar

Significa aproveitar os materiais usados, tal como as embalagens, ou produtos que permitam uma utilização ilimitada.
Exemplos: Utilize pilhas recarregáveis. Utilize recargas em vez de comprar o produto na totalidade. Utilize as embalagens (latas, garrafas de plástico) para construir peças decorativas ou outras.

 

Restaurar

Significa repor em bom estado; reparar; consertar.
Exemplos: Restaure os seus móveis velhos. Repare os electrodomésticos danificados.

 

Reciclar

Em casa separe todas as garrafas, latas, papel e roupas velhas. Se alguma coisa se partir, tente reparar em vez de substituir (restaurar).
Exemplo: Consumir produtos com embalagens facilmente recicláveis: garrafas de vidro e de plástico, latas e caixas de cartão.


 

ESTATÍSTICAS

Está provado! Cada vez somos mais e produzimos mais resíduos.
Durante séculos produzimos resíduos lançando-os directamente na Natureza esperando que ela fizesse o seu trabalho: reutilizar, reciclar, renovar.


Nos últimos anos a população aumentou vertiginosamente e com ela a quantidade de resíduos produzidos. A composição também foi dramaticamente alterada, com a componente orgânica, facilmente assimilada pela Natureza, a ser gradualmente substituída por compostos não biodegradáveis como o plástico, o vidro e os metais.


Com um estilo de vida cada vez mais consumista, baseado em produtos pré-preparados, ou pré-embalados somos, hoje, grandes produtores de resíduos, nomeadamente de embalagens.


Seguidamente são apresentados, quer em gráficos, quer em série de dados as quantidades de resíduos reciclados.

 

Dados de 2004

residuos_selectivos_2004 residuos_selectivos_2004_circular total_recolha_selectiva_2004 Recolha_Selectiva_Tabela_2004

 

Dados de 2005

residuos_selectivos_2005 residuos_selectivos_2005_circular total_recolha_selectiva_2005 Recolha_Selectiva_Tabela_2005

 

Dados de 2006

residuos_selectivos_2006 residuos_selectivos_2006_circular total_recolha_selectiva_2006 Recolha_Selectiva_Tabela_2006

 

Dados de 2007

residuos_selectivos_2007 residuos_selectivos_2007_circular total_recolha_selectiva_2007 Recolha_Selectiva_Tabela_2007

 

Dados de 2008

residuos_selectivos_2008 residuos_selectivos_2008_circular total_recolha_selectiva_2008 Recolha_Selectiva_Tabela_2008

 

Dados de 2009

residuos_selectivos_2009 residuos_selectivos_2009_circular total_recolha_selectiva_2009 Recolha_Selectiva_Tabela_2009

 

 

Produção de Resíduos Selectivos por Pessoa

Recolha_Selectiva_Por_Pessoa total_recolha_selectiva_pessoa_2004a2009 toal_recolha_selectiva_pessoa_tipo_2004a2009

 

 

Recolha Total de Resíduos Selectivos 2004-2009

Recolha_Selectiva_Comparativo total_recolha_selectiva_2004a2009 recolha_selectiva_2004a2009

 

 

 

Câmara Municipal de Santa Comba Dão, Largo do Município 13, 3440-337 Santa Comba Dão       Tel.: 232 880 500 | Fax: 232 880 501 | E-mail: geral@cm-santacombadao.pt