Logo

Compostagem

 

A manutenção dos jardins municipais origina a produção de uma grande quantidade de excedentes biodegradáveis que, ao serem depositados em aterro, contribuem significativamente para o aumento dos encargos do Município.

 

Ciente deste facto, a Divisão de Ambiente desenvolveu o projeto “Compostagem Municipal”, que consiste na reutilização desses resíduos biodegradáveis. Através da compostagem, obtém-se um produto final, que é posteriormente utilizado como fertilizante nos jardins da cidade e nos viveiros municipais.

 

Para o Município santacombadense, os resíduos biodegradáveis deixaram, assim, de representar um encargo, passando a ser uma mais-valia.

Os principais passos para fazer compostagem são os seguintes:

 

O tempo de compostagem, ou seja, o tempo que demora a termos o composto final é muito variável e depende da monitorização que se efetua no compostor.


Se os materiais forem bem colocados, em camadas alternadas e finas, se houver um bom arejamento e a pilha for remexida uma ou duas vezes por semana, o composto estará formado em dois ou três meses.

 

Se isto não ocorrer só se conseguirá obter o composto final passados três a seis meses.

 

Este composto final pode ser usado como fertilizante em relvados, canteiros e hortas.

 

Vantagens da Compostagem:

 

compostagem

 

 

Câmara Municipal de Santa Comba Dão, Largo do Município 13, 3440-337 Santa Comba Dão       Tel.: 232 880 500 | Fax: 232 880 501 | E-mail: geral@cm-santacombadao.pt