O processo de criação de uma empresa envolve um método, procedimentos e burocracias.
Após a Ideia, deve-se identificar as oportunidades de negócio e analisar o mercado. Depois deve responder à questão:
O mercado oferece condições para crescer? Se a resposta for não, desista ou repense a ideia; se for sim, deve analisar a legislação e fiscalidade do setor e elaborar o plano de investimento. Se o montante a investir for aceitável elabora-se o plano de negócios e estrutura de financiamento e a abertura do negócio, se não for deve desistir o repensar a ideia.
Se tem uma boa ideia e deseja criar a sua empresa tenha em conta os passos que o passaremos a descrever e explicar.
1º Passo – A Ideia
A iniciativa de criar uma empresa depende das ideias de negócio ou da intenção de investimento e do espírito empreendedor da pessoa que decide criar uma empresa. Contudo também deve ter em atenção os seguintes aspetos: a experiência profissional, o perfil do consumidor, as oportunidades, a existência de negócios semelhantes.
Compense as suas insuficiências complementando a sua formação, eliminando possíveis desvios e procurando parceiros estratégicos.
A Conceção da Ideia deve ter em conta o estágio de desenvolvimento do produto, a situação de mercado, a oportunidade do negócio, a concorrência a enfrentar, as matérias-primas, os recursos humanos, os processos e meios tecnológicos, tipo de instalações, força de vendas, preços dos produtos ou serviços, dimensão do investimento e os recursos financeiros necessários.
Algumas ideias quer pela originalidade, quer pelo grau de inovação devem ser protegidas legalmente através da propriedade industrial. Para que se possa solicitar o registo para efeitos de proteção deve fazer-se corresponder a ideia a suporte materiais como indicação das reivindicações, memória descritiva do intento e apresentação de desenhos (se existirem). O registo da propriedade industrial envolve custos, materializados no pagamento de taxas periódicas, nos prazos legais, para que os direitos não percam a validade. Em Portugal compete ao INPI – Instituto Nacional de Propriedade Industrial atribuir o registo dos direitos.
2º Passo – Análise de Mercado
Após a definição da Ideia, e da certeza do aspirante a empresário no que quer oferecer ao mercado, segue-se a fase de estudar e analisar as condicionantes do próprio mercado.
Assim tem de se refletir sobre algumas questões como: O produto ou serviço é único?, Qual o perfil dos potenciais clientes?, Qual a dimensão do mercado?, Quem é a concorrência e suas quotas de mercado?, O negócio tem potencialidades de crescimento?.
Agora a prioridade será a de elaborar um plano de marketing a fim de descrever os produtos/serviços, escolher políticas de distribuição, preços, promoção, já com orçamentos previsíveis.
3º Passo – Constituição Formal da Empresa – Legislação e Fiscalidade
Na intenção de criação de uma empresa dependem também formalidades legais afetas à legalização da atividade, na forma e conteúdo.
1.Escolha da Forma Jurídica
. Sociedades por quotas
. Sociedades unipessoais por quotas
. Sociedades Anónimas
. Outros tipos de sociedades
Nota: a escolha por qualquer destes tipos de sociedades, deve ter em conta os seguintes aspetos: o património que pretende afetar à sociedade, a responsabilidade por dívidas sociais (património pessoal ou da sociedade) e ainda se pretende exercer a sua atividade individualmente ou com outros sócios.
2. Contactar um Centro de Formalidades de Empresas e seguir as seguintes fases:
a) Pedido do Certificado de Admissibilidade de firma ou denominação de pessoa coletiva e do Cartão Provisório de Identificação de Pessoa Coletiva. Entidade competente no CFE: Gabinete do RNPC – Registo Nacional de Pessoas Coletivas
b) Marcação da Escritura Pública – Entidade competente no CFE: Cartório Notarial
c) Celebração da Escritura Pública – Entidade competente no CFE: Cartório Notarial
d) Declaração de Início de Atividade – Entidade competente no CFE: Gabinete da DGCI (Direção Geral dos Impostos)
e) Requisição do Registo Comercial, Publicação no DR e Inscrição no RNPC – Entidade competente no CFE:
Gabinete de Apoio ao Registo Comercial. Este Gabinete encarregar-se-á de enviar toda a documentação à Conservatória do Registo Comercial competente (da área da sede da sociedade).
f) Inscrição na Segurança Social – Entidade competente no CFE: CRSS (Centro Regional da Segurança Social)
g) Pedido de inscrição no Cadastro Comercial ou Industrial
4º Passo – Orçamento
A iniciativa de criar uma empresa e o sucesso da implementação dos seus objetivos depende dos orçamentos efetuados e do seu cumprimento. A estimativa de custos é um passo muito importante, por isso mesmo deve ter-se em conta todos os custos e deve ter-se a certeza que se consegue assegurar o capital suficiente e necessário para fazer face a todas as despesas e imprevistos.
As estimativas financeiras devem ser efetuadas com um período de três a quatro anos, tendo em conta a evolução do mercado, os custos inerentes à empresa e ao seu arranque.
Os resultados – relação entre proveitos e custos ocorridos durante um período de tempo específico.
O Balanço – evidencia as dívidas, os ativos e o capital durante um período de tempo específico.
Os Fluxos de Tesouraria ou de Caixa – é o dinheiro que entra e sai da empresa.
5º Passo – Plano de Negócios
O plano de negócios permite analisar a viabilidade do projeto da empresa, através da exposição de resultados, e constitui um instrumento de apresentação do próprio negócio para possíveis financiamentos externos que se possam requerer.
O Plano de Negócios deve conter a seguinte estrutura: Análise de Mercado, Plano de Investimento, Fontes de Financiamento, Plano de Tesouraria, Rentabilidade do Projeto.
6º Passo – Financiamento
O Financiamento é importante para que se possa avaliar onde se pode ir pedir financiamento e de que forma para concretizar o projeto.
Os tipos de Financiamento são: Capital Próprio, Crédito Bancário ou Capital de Risco. E a escolha destes deve ser bastante ponderada, pois implicam grandes responsabilidades.
7º Passo – Abertura do Negócio
Depois de percorrer todas estas fases há que ter em conta três pontos fundamentais na abertura efetiva da atividade da empresa:
. Iniciar o processo de promoção da empresa – apostar em mailings, publicidade.
. Recrutamento e Seleção de Recursos Humanos – apostar na escolha e formação da equipa.
. Estabelecer os principais sistemas de gestão – definir áreas de contabilidade, logística, controlo de qualidade entre outras.
Fluxograma – Como Criar uma Empresa