Estudo de mercado: o que é?
O estudo de mercado deverá constituir um instrumento que permita ao futuro empresário estruturar a sua política comercial, nas seguintes vertentes:
- definição da estratégia de marketing, o que se traduz, resumidamente, na escolha de um ou de vários cenários que corresponderão a binómios produto /mercado ou serviço / mercado que garantam, à partida, condições de competitividade à empresa;
- definição das bases da ação comercial da empresa, o que implica o desenvolvimento das seguintes estratégias parcelares: - identificação precisa dos produtos ou serviços a comercializar; - fixação de preços e de condições de venda; - escolha dos circuitos de distribuição; - determinação da "imagem" da empresa e dos produtos;
- preparação dos meios de negociação direta, do processo de prospeção e do estabelecimento de uma "força de vendas";
- determinação de um volume de negócios previsional, de acordo com o cenário escolhido.
O estudo de mercado compõe-se, basicamente de dois estudos parcelares:
- - Estudo dos Consumidores
- - Estudo da Concorrência, havendo, em qualquer destes que realizar sempre uma análise quantitativa e uma análise qualitativa.
A recolha da informação, que integra o estudo de mercado, deve ser objeto de análise e permitir ao empresário tomar decisões, com um mínimo de risco, sobre:
- - as características que os produtos ou serviços devem possuir para serem bem aceites pelos consumidores;
- - a política de marketing que a empresa deve implementar, para atingir, eficazmente, aqueles consumidores.