Logo

Estudo de Mercado: o que é?

Estudo de mercado: o que é?

 

O estudo de mercado deverá constituir um instrumento que permita ao futuro empresário estruturar a sua política comercial, nas seguintes vertentes:

- definição da estratégia de marketing, o que se traduz, resumidamente, na escolha de um ou de vários cenários que corresponderão a binómios produto /mercado ou serviço / mercado que garantam, à partida, condições de competitividade à empresa;

- definição das bases da ação comercial da empresa, o que implica o desenvolvimento das seguintes estratégias parcelares: - identificação precisa dos produtos ou serviços a comercializar; - fixação de preços e de condições de venda; - escolha dos circuitos de distribuição; - determinação da "imagem" da empresa e dos produtos;

- preparação dos meios de negociação direta, do processo de prospeção e do estabelecimento de uma "força de vendas";

- determinação de um volume de negócios previsional, de acordo com o cenário escolhido.

O estudo de mercado compõe-se, basicamente de dois estudos parcelares:

 

A recolha da informação, que integra o estudo de mercado, deve ser objeto de análise e permitir ao empresário tomar decisões, com um mínimo de risco, sobre:

 

Câmara Municipal de Santa Comba Dão, Largo do Município 13, 3440-337 Santa Comba Dão       Tel.: 232 880 500 | Fax: 232 880 501 | E-mail: geral@cm-santacombadao.pt