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Marketing na internet

Marketing na Internet

A Internet é cada vez mais uma ferramenta fundamental em qualquer plano de marketing.

A mudança de paradigma no desenvolvimento empresarial está a conduzir as empresas para a adoção crescente de um modelo relacional, por oposição ao modelo tradicional, nas suas estratégias de marketing. E é neste contexto que se destaca a importância da Internet como instrumento de comunicação.

Para além da componente relacionada com a comunicação e informação, a utilização da Internet enquanto instrumento de venda é, também, uma área com cada vez maior potencial.

1. Vantagens

A utilização da internet na estratégia de marketing pode permitir:

2. O que é

As vantagens acima mencionadas, o baixo custo, nomeadamente em ações de marketing direto e a evolução crescente do número de utilizadores faz com que a Internet tenha vindo a ocupar cada vez maior importância nas estratégias de marketing das empresas. Apesar de ser uma ferramenta cada vez mais utilizada, não só pelas grandes empresas mas também por PME, muitas vezes as suas potencialidades não são totalmente aproveitadas, sobretudo no que respeita às potencialidades de interação com os consumidores.

Antes de a empresa definir a sua estratégia de marketing, é importante conhecer alguns conceitos básicos e ferramentas que o Web Marketing disponibiliza, para melhor compreender as suas potencialidades e preparar a seleção dos que mais interessam à empresa:

Site institucional: Sobretudo direcionado para apresentar a empresa, mostrando os seus produtos e/ou serviços, funcionando como um catálogo interativo.

Site comercial: com uma forte componente comercial, a empresa coloca à disposição dos consumidores a venda direta dos seus produtos ou serviços. Para além desta vertente comercial, este tipo de site pode incluir também uma vertente institucional.

Microsite: pequeno web site que representa normalmente uma ferramenta de apoio à comunicação. É muito utilizado para campanhas específicas, caracterizando-se geralmente por um período de vida curto. Habitualmente funciona como prolongamento de um banner (ver definição mais à frente).

- O e-mail permite anunciar o lançamento de um novo produto ou serviço.

- Agradecer as compras dos clientes.

- Desejar um feliz Natal aos clientes.

- Anunciar a nova localização de uma loja.

- Anunciar a presença e a localização do stand em feiras.
Etc.

- Anunciando promoções.

- Enviando diretamente documentação sobre um novo produto ou serviço que vai vender.

- Recuperando um antigo cliente, através do envio de uma informação/oferta relevante para ele.

 

 

3. Como Implementar

3.1. Identificação do Público-Alvo

Antes de mais, a empresa deve clarificar se existe uma correspondência entre os alvos de comunicação que pretende atingir e os utilizadores da Internet, de forma a ser assegurada a viabilidade de recorrer ao marketing na internet.

É provável que a resposta a esta questão seja positiva e a tendência é para que a probabilidade aumente, atendendo ao crescimento contínuo do número de utilizadores da Internet.

Existem vários estudos disponíveis on-line relativamente ao perfil dos utilizadores da internet (sexo, idade, habilitações literárias, etc.) e à própria utilização (frequência, locais, atividades realizadas, tipo de sites e de motores de busca mais visitados, etc.). Esta informação pode ser obtida, a título de exemplo, através do Observatório da Sociedade de Informação e Conhecimento (www.osic.umic.pt) ou do NetPanel - Estudo Nacional de Audiências de Internet da Marketest (http://netpanel.marktest.pt).

A empresa deve também perceber junto dos seus clientes se são ou não utilizadores da internet. Caso não sejam, deve-se procurar saber quando tencionam ligar-se à internet; se são utilizadores, é fundamental saber com que frequência navegam e com que fins, assim como se preferem ser contactados por carta ou por e-mail. Para isso, a empresa poderá recorrer por exemplo a pequenos inquéritos ou, de forma mais informal, recolher a informação através da sua força de vendas (nesta etapa a obtenção dos contactos de e-mail dos clientes é fundamental).

 

3.2. Definição da estratégia de Marketing na Internet

O planeamento da sua estratégia de Marketing na Internet deve estar sempre em perfeita consonância com a estratégia de marketing definida para a empresa e/ou produto. Neste sentido, a empresa deve garantir que a estratégia de Web Marketing:

3.2.1. Definição dos objetivos

A definição da sua estratégia deve começar pela definição dos objetivos, como sejam, por exemplo:

3.2.2. Definição dos alvos de comunicação

Definidos os objetivos que pretende alcançar com a presença na Web, deve-se identificar e ordenar por ordem de importância os principais alvos da comunicação (alvos primários e alvos secundários). A definição clara dos meios de comunicação é fundamental para identificar as melhores formas de comunicar o site: on-line (através da colocação de banners nas páginas web mais visitadas pelos alvos, por exemplo.) e off-line (onde e através de que meios comunicar o site, etc.).

 

3.3. Definição das ações a implementar.

Neste passo, a empresa deverá definir as ações que pretende realizar on-line, como sejam a construção de um web site, a publicidade em motores de busca (e em que motores deverá publicitar), a colocação de banners, o estabelecimento de parcerias (por exemplo para a colocação de banners em sites de parceiros cujos clientes se enquadrem junto do perfil dos clientes da empresa), entre outros.

Para além das ações on-line, a empresa deve também fazer o planeamento das ações off-line que são fundamentais para servir de suporte à estratégia de Web Marketing da empresa, tais como:

As ações a implementar devem ser planeadas, descritas em atividades e calendarizadas.

 

3.4. Implementação 

A grande maioria das PME não dispõe de recursos humanos com tempo, conhecimento e competências para implementar uma campanha de comunicação de Marketing na Internet. A empresa poderá por isso identificar e selecionar empresas de Web Marketing, devendo para isso estruturar um briefing que vá de encontro às suas necessidades.

Nota: é fundamental que no briefing deixe margem para que sejam dadas soluções e pareceres quanto à adequação da sua estratégia on-line. Sendo a Internet uma área em permanente desenvolvimento, estão constantemente a surgir novas ferramentas que podem adequar-se melhor às necessidades da empresa.

Um aspeto importante que deve ser também clarificado junto da empresa que irá implementar a presença da sua empresa da Internet é a definição da forma como a atualização dos conteúdos do site será feita e as aplicações para medição da performance da sua presença on-line.

Por exemplo, no caso de um site, existem várias alternativas:

 

3.5. Avaliação e controlo

A avaliação de uma campanha on-line pode ser tão instantânea e rigorosa quanto as suas necessidades, existindo para cada caso vários parâmetros de avaliação.

Se para tarefas que muitas vezes são realizadas pelas próprias empresas podem ser criados indicadores de performance, como é o caso dos e-mails, onde devem ser criados indicadores como taxas de resposta (número de e-mails enviados/número de respostas ou pedidos de feedback), na maior parte dos casos a sua avaliação e controlo pode requerer competências que muitas vezes as PME não encontram internamente. Existem variados tipos de indicadores:

A Internet permite um nível de avaliação e controlo que outros meios não permitem com tamanha exatidão, pelo que este é um dos parâmetros fundamentais que deve definir claramente com a empresa que lhe está a preparar a campanha on-line da empresa.

 

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