
ÁREA DE INTERVENÇÃO – EXISTENTE
A área de intervenção definida engloba uma zona de estacionamento anárquico entre a GALP da Av.ª General Humberto Delgado e o Café Arcada, onde tudo acontece de forma desorganizada, em que os peões circulam na via automóvel, os automóveis estacionam um pouco por toda a zona e, a par com a situação reportada, um núcleo de contentores de resíduos urbanos indiferenciados e uma iluminação desajustada, são o motivo para a presente intervenção neste espaço público.
Paralelamente, a Rua Dr. Luís Albano, há muito “esquecida” pelos transeuntes, com um piso inadequado, ausência total de iluminação, e apresentando num determinado local, uma curva sinuosa, a que acresce o facto de estar ladeada, por um muro que aparenta perigo de queda eminente, ditaram a sua intervenção, procurando pela mesma a sua devolução aos santacombadenses, integrando-a no espírito já iniciado de Regeneração Urbana visível em Santa Comba Dão, nomeadamente na Rua Alexandre Herculano e arruamentos envolventes e Largo do Município.
Inicialmente estudada caso a caso na qual foi estabelecida uma hierarquia viária, a partir dos estudos de Caracterização do futuro Plano de Urbanização de Santa Comba Dão, tendo sido estabelecido a seguinte categorização e critérios:
ÁREA DE INTERVENÇÃO – PROPOSTA
Para a área de intervenção proposta, prevêm-se algumas acções simples, de forma a potenciar a regeneração urbana, a criação de uma mobilidade inexistente até agora nos dois locais em apreço, bem como dotar os locais de uma melhor imagem urbana, permitindo a sua fruição por todos.
A par com a requalificação das áreas descritas, promover-se-á também a introdução de uma Ilha Ecológica no espaço público junto à Galp, a constituição de passeios para peões, devidamente balizados / separados da futura zona de estacionamento que se pretende ordenada e devidamente marcada no pavimento.
A introdução de uma passadeira sobre-elevada em cubos de granito irá também promover a necessária redução de velocidade na zona em questão, permitindo uma melhor utilização por todos, quer do ponto de vista pedonal, quer também rodoviário.
Ainda neste espaço público a introdução de duas novas colunas de iluminação, devidamente caracterizadas por duas armaduras cada uma, ou seja, uma rodoviária, colocada a 7 metros de altura e outra, que iluminará o passeio pedonal, colocada a 4 metros de altura, constituem também uma das alterações significativas a executar, promovendo-se a regeneração da imagem urbana, e uma muito significativa melhoria da iluminação geral do espaço.
Na Rua Dr. Luís Albano, prevê-se a execução da necessária rede de recolha de águas pluviais, bem como a integração de tubagem e alguma cablagem para a futura rede de iluminação pública daquele arruamento, uma vez que o Município pretende instalar a rede de iluminação pública (cablagens, colunas e armaduras) através de um protocolo a estabelecer com a empresa EDP.
Ao nível dos pavimentos, será executada uma solução semelhante à já executada na Rua Alexandre Herculano, embora mais simples, dada a hierarquização (importância) das vias referenciadas, recorrendo ao uso de lajetas de granito amarelo da região no eixo da via, constituindo-se entre elas uma caleira continua de recolha de águas pluviais, sendo o restante troço do arruamento revestido com cubo de granito da região.