Sede de concelho, Santa Comba Dão é uma cidade portuguesa do distrito de Viseu, situada na província da Beira Alta, região do Centro (Região das Beiras) e sub-região do Dão-Lafões, com cerca de 3 400 habitantes.
Os primeiros documentos que referem a sua existência são cartas de doação datadas de 974 a 975, no Mosteiro do Lorvão. Em 1102 esta instituição outorga uma carta de Foro aos moradores de Santa Comba, procurando atrair moradores a esta zona muito devastada pela Reconquista.
As terras acabaram por ser transferidas para o Bispado de Coimbra, situação em que se mantiveram até 1472. Em 1514, D. Manuel concede-lhe Carta de Foral.
Os atuais limites territoriais do concelho foram definidos em 1895.
De acordo com a história, o nome provém de uma abadessa beniditina, de nome Columba, que foi martirizada pelos árabes em 987, e posteriormente coroada santa. Com o tempo, o nome Santa Columba passou a Santa Comba, e o rio rematou o nome, nascendo deste modo Santa Comba Dão.
A localidade recebeu foral de D. Teresa e D. Henrique em 1102, e foral novo em 1514.
Vários foram os povos que passaram pelo concelho, sendo que os primeiros registos datam do período visigótico. No largo do Rossio, há memórias da rendição contra os franceses.