A Câmara Municipal de Santa Comba Dão, em parceria com a Comissão de Proteção de Crianças e Jovens de Santa Comba Dão, associa-se à campanha “Mês da Prevenção dos Maus Tratos na Infância, a decorrer no mês de abril, através da “Campanha Laço Azul”.
A “Campanha Laço Azul”, ou Blue Ribbon, surgiu no ano de 1989, na Virgínia, Estados Unidos da América, quando Bonnie W. Finney, uma avó, prendeu uma fita azul à antena do carro. O seu objetivo era fazer com que as pessoas se questionassem “Porquê o Laço Azul?”.
A história que Bonnie revelou – os maus tratos à neta, cujos pais já tinham matado o seu neto de forma brutal – transformou-se numa tragédia terrível e emocionante aos olhos de todos. Para esta avó, o laço azul simbolizava os corpos agredidos e repletos de nódoas negras dos netos, servindo assim de lembrete constante para a sua luta na proteção das crianças contra ao maus tratos.
Nesse sentido, a Comissão de Proteção de Crianças e Jovens de Santa Comba Dão convida a população a constituir-se como parceiro nesta campanha, envergando o símbolo a ela associada – um Laço Azul – na lapela, no pulso, no automóvel ou nos edifícios, ajudando deste modo na promoção da iniciativa.
|