Na manhã de domingo, 20 de dezembro, o Agrupamento 306 do Corpo Nacional de Escutas em Santa Comba Dão, transportou a Luz da Paz de Belém desde a sua sede até à Igreja Matriz, onde decorreu a cerimónia de partilha presidida pelo pároco Carlos Martins Casal.
Leonel Gouveia, presidente da Câmara Municipal de Santa Comba Dão, reuniu-se a todos os presentes para partilhar a Luz que, representada por uma chama, se encontra acesa na gruta da Natividade de Jesus, em Belém, e simboliza o nascimento do Menino, bem como esperança e fraternidade.
A Luz da Paz de Belém é uma iniciativa dos escuteiros e guias da Áustria, que nasceu em 1989 numa ação conjunta da televisão austríaca, Escuteiros e guias desse país, em resultado de uma ação caritativa a favor de crianças portadoras de deficiência e de pessoas carenciadas.
Segundo a tradição, esta parceira seleciona todos os anos, pelas suas qualidades sociais e cívicas, uma criança escuteira que se desloca à Gruta de Belém, onde recolhe a Chama da Luz e a transporta até Viena. Nesse local, as delegações que representam todos os países europeus, recebem a Chama Acesa para levá-la até junto de todas as comunidades.
Fotografias, aqui.