João Neves, natural de Cagido, concelho de Santa Comba Dão, é um dos protagonistas que dá voz a uma gravação de 1918, cantando um poema de duas quadras alusivas a uma situação de cativeiro na Primeira Guerra Mundial.
A gravação foi para o ar durante um documentário da RTP “Portugueses nas trincheiras” de 2008, relativo à Primeira Guerra Mundial. Durante o documentário, são apresentados alguns “achados de arqueologia musical: a voz de um soldado português, a cantar, gravada há quase um século no campo de prisioneiros de Merseburg, na Alemanha”.
João Neves foi, portanto, “uma entre muitas gravações feitas por uma comissão de cientistas alemães – etnólogos, linguistas, musicólogos – que percorreram 70 campos de prisioneiros, para registarem os modos de falar e de cantar de vários povos estrangeiros, alguns deles de países distantes e algo exóticos para os padrões da época. A oportunidade era única, porque nos campos de prisioneiros controlados pelos alemães falava-se mais de 250 línguas e dialetos”.
Para aceder ao artigo completo apresentado pela RTP Notícias, bem como a gravação do poema de João Neves, clique aqui.