Logo

“Abril de sabores e cheiros mil” em Santa Comba Dão

100 0789No passado fim de semana, em Santa Comba Dão alterou-se o ditado e a 3ª Mostra das Broinhas de Santa Columba trouxe-nos um “abril de sabores e cheiros mil”.

O certame, na sua totalidade, foi um desafio aos sentidos dos presentes, traduzido num verdadeiro exame visual, olfativo e gustativo tanto eram as ofertas disponíveis.

100 0786Entre a mistura do doce (das broinhas e doçaria local), dos salgados (dos enchidos, dos queijos), do requinte do vinho de Santa Comba Dão e da simplicidade da gastronomia popular e do artesanato, a dificuldade dos visitantes foi tão somente tomar a decisão do que escolher primeiramente.

Nem a chuva que teimou em cair durante a manhã, foi suficiente para estragar o espírito de festa que se viveu no Largo do Município, em pleno centro da cidade.

 

 

Com a presença de diversas entidades locais que se quiseram associar ao evento, a inauguração oficial do certame foi conduzida pelos100 0820 presidentes das duas entidades organizadoras, nomeadamente a União de Freguesias de Santa Comba Dão e Couto do Mosteiro e a Câmara Municipal de Santa Comba Dão.

 

José Augusto Sousa, presidente da Junta de Freguesia, relembrou o enquadramento histórico e cultural da Broinha de Santa Columba, o porque da aposta neste produto “único desta localidade e do país”, referindo igualmente as diversas iniciativas que tem desenvolvido com vista à sua promoção. “A Junta de Freguesia tem tentado recuperar as Broinhas de Santa Columba, divulgando-as e promovendo-as, coisas que não eram feitas até agora”, referiu.

 

Também ciente da importância da Broinha de Santa Columba como produto endógeno, o presidente da Câmara Municipal, Leonel Gouveia, enalteceu o facto desta ser “algo único de Santa Comba Dão”, daí a aposta da autarquia na sua certificação e lançamento no mercado como um produto vendável.

Leonel Gouveia referiu que a Câmara Municipal está empenhada em trabalhar fortemente no sentido de transformar Santa Comba Dão num destino turístico. Segundo o autarca, e para que tal se torne uma realidade, “é importante termos produtos locais e projetá-los e nível interno e externo”.

A Broinha de Santa Columba é forçosamente um desses produtos, associada ao mel e à doçaria tradicional, aos licores, aos enchidos e aos100 0840 vinhos. Relativamente a estes últimos, e à sua importância em termos locais, Leonel Gouveia referiu que gostaria de enaltecer o facto de existirem, atualmente, duas marcas de vinho produzido em Santa Comba Dão, na zona das Fontainhas e em Silvares, “ambos de grande qualidade cujo lançamento no mercado vai ser feito muito brevemente, em Santa Comba Dão”.

Todo este esforço no lançamento dos produtos endógenos de Santa Comba Dão está a decorrer paralelamente a um conjunto de iniciativas e projetos estruturantes, também ao nível do turismo e da economia local, centralizados mais especificamente no setor da restauração, da hotelaria, comércio local entre outros.

Segundo o autarca santacombadense, esta aposta e dinâmica da Câmara Municipal “assenta em pilares estruturantes que passam pelo aproveitamento do que de melhor temos e podemos fazer em Santa Comba Dão, como é o caso, por exemplo, das nossas paisagens naturais e da concretização do Centro Interpretativo do Estado Novo, um projeto de dimensão nacional e internacional”.

Leonel Gouveia diz-se convicto que, “pela nossa cultura e potencialidade dos nossos produtos, Santa Comba Dão pode, naturalmente, e vai ser uma terra de sucesso”, concluiu.

Leonel Gouveia, ainda durante a sua intervenção, fez questão de agradecer a presença de todos os expositores sem “os quais não era possível alcançar o sucesso da iniciativa” e a todos os trabalhadores da Câmara Municipal envolvidos no evento que, segundo o autarca, “foram incansáveis, não se poupando a esforços para operacionalizar, num prazo recorde de quatro dias, toda a estrutura e logística que envolveu esta edição da Mostra das Broinhas de Santa Columba e Artes e Ofícios”.

 

Recorde-se que a 3ª Mostra das Broinhas de Santa Columba se prolongou ao longo do fim de semana com diversas provas de degustação, apresentadas por empresas locais e com a participação dos alunos do Curso de Mesa e Bar da Escola Secundária de Santa Comba Dão, atuação de grupos locais e convidados, fabrico da Broinha em forno de lenha, animação e teatro de rua entre muitas outras ofertas culturais.

 

Galeria de imagens do evento

Câmara Municipal de Santa Comba Dão, Largo do Município 13, 3440-337 Santa Comba Dão       Tel.: 232 880 500 | Fax: 232 880 501 | E-mail: geral@cm-santacombadao.pt