A+ A A-

Figura agigantada sai à rua em sensibilização pela inserção social

IMG 0291Um boneco gigante – a figura humana agigantada. As sete cores do arco íris. 150 crianças, jovens e adultos, com e sem necessidades educativas especiais. Um pano preto de fundo. E as luzes brilhantes.
Este foi o cenário que serviu de fundo para a apresentação da performance de rua «Diferenças e Indiferenças».

Cento e cinquenta atores, entre crianças, jovens e adultos, estiveram envolvidos num espetáculo considerado, pela grande maioria, como “único, caloroso e envolvente”.

Esse foi também o sentimento transmitido pelo presidente da Câmara Municipal de Santa Comba Dão, Leonel Gouveia, que fez questão de estar presente na plateia apesar da noite fria, este foi um espetáculo cheio de emoção e de calor humano. Felizmente, São Pedro esteve connosco e permitiu-nos assistir a um espetáculo que mostra o excelente trabalho levado a cabo por pessoas e entidades que vivem intensamente estes projetos. Projetos pensados e desenvolvidos em prol das nossas crianças, em prol das crianças com necessidades educativas especiais”.

O autarca santacombadense, visivelmente emocionado e impressionado com o espetáculo em si e com a mensagem do mesmo, destacou a importância de toda a comunidade educativa e civil na construção de projetos únicos, apesar das eventuais diferenças entre os participantes. São instantes como este que provam que todos somos importantes para construir um projeto”, enalteceu o autarca.

Leonel Gouveia fez ainda questão de realçar o trabalho das associações e grupos locais que, “com poucos recursos financeiros disponíveis, tem a destreza e a capacidade de arranjar soluções para continuar a presentear os santacombadenses com espetáculos de grande qualidade, numa verdadeira demonstração de que com pouco se faz o muito”, referiu ao autarca.

Conhecedor desse esforço, centrado muitas vezes na carolice dos dirigentes associativos e membros das respetivas direções, o presidente da Câmara Municipal deixou o compromisso de oferecer todo o auxílio que seja necessário, sobretudo em termos logísticos e humanos, às associações, sempre que tal seja solicitado.

O Incluarte, a Associação Sempre Sobre Rodas e a Associação de Pais de Santa Comba Dão, à semelhança de tantas outras associações no concelho que solicitem a nossa colaboração, podem contar sempre connosco, com o nosso empenho. Estaremos sempre de mãos dadas para proporcionar as melhores condições ao movimento associativo de Santa Comba Dão e à comunidade educativa para que continuem a brindar-nos com espetáculos tão ou mais maravilhosos do que este que assistimos hoje”, concluiu Leonel Gouveia.

João Paulo Silva, em representação do Incluarte e como responsável pela produção e encenação da peça, congratulou-se pelo papel da autarquia ao longo de todo o processo de montagem e concretização do projeto «Diferenças e Indiferenças».

Ainda antes de saberem o que estávamos a preparar e do que viríamos a precisar, em termos logísticos, materiais e humanos, a Câmara Municipal esteve sempre disponível sem qualquer hesitação desde a primeira hora. À Câmara Municipal, na pessoa do seu presidente Leonel Gouveia, o nosso muito obrigado, referiu João Paulo.

Entre as diversas entidades, que fizeram questão de se associar ao evento, de referir a presença da diretora do Agrupamento de Escolas de Santa Comba Dão, Madalena Dinis, e do presidente da Associação de Pais, Luís Nunes. Ambos enalteceram o espírito e o objetivo da iniciativa, assegurando a continuação do apoio/colaboração a projetos que visem o desenvolvimento e o enriquecimento da comunidade escolar e sobretudo das crianças do concelho.

A peça de teatro “Diferenças e Indiferenças” desenvolveu-se com diversos momentos de interação entre os protagonistas em cena e a plateia. O objetivo principal, de todo o enquadramento, foi o de sensibilizar a população para o reconhecimento dos indivíduos como «diferentes, com necessidades e ritmos próprios, sem perfeições».

 

«Diferenças e Indiferenças» teve como protagonistas o grupo Incluarte, utentes da Associação de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental (APPACDM) de Vila Pouca, alunos dos Centros Escolares do concelho e do Jardim de Infância da Santa Casa da Misericórdia de Santa Comba Dão. Como organizadores, a Associação Sempre Sobre Rodas e a Associação de Pais de Santa Comba Dão. Como parceiros a Câmara Municipal de Santa Comba Dão, os Escuteiros Católicos, o Agrupamento de Escolas local. Como patrocinadores a Avon Automotive, a Huf Portuguesa e a Signo Marketing e Design.

 

Fotografias do espetáculo

Câmara Municipal de Santa Comba Dão, Largo do Município 13, 3440-337 Santa Comba Dão       Tel.: 232 880 500 | Fax: 232 880 501 | E-mail: geral@cm-santacombadao.pt