Com o objetivo de chamar a atenção dos Santacombadenses para o inestimável valor patrimonial dos moinhos tradicionais, Santa Comba Dão abriu a porta de alguns dos seus moinhos, no dia 23 de abril, no âmbito das comemorações do Dia dos Moinhos Abertos.
O “Dia dos Moinhos Abertos” é uma iniciativa de âmbito nacional que pretende atingir um impacto duradouro e reforçado a cada ano na salvaguarda dos moinhos portugueses.
Em Santa Comba Dão, as comemorações tiveram início com a apresentação do livro “Portugal, Terra de Moinhos” de Jorge Miranda, coordenador da Rede Portuguesa de Moinhos e membro do TIMS – The International Molinological Society.
O livro é um álbum emblemático onde cada moinho é apresentado num contexto geográfico e histórico, não esquecendo a caracterização das atividades que a existência dos moinhos permitiram.
A apresentação, para além do púbico em geral, contou com a presença dos alunos da Escola de Infantes e Cadetes dos Bombeiros Voluntários de Santa Comba Dão aos quais, numa linguagem mais simples e informal, foi explicado alguns dos conceitos e curiosidades retratadas no livro.
Para dar continuidade à partilha desse “saber”, Jorge Miranda ofereceu um exemplar do seu livro à Associação dos Bombeiros Voluntários de Santa Comba Dão, na pessoa do seu comandante Hélder Mota.
A iniciativa que contou com a presença de Leonel Gouveia, presidente da Câmara Municipal, João Tomás, vereador da autarquia, e de José Augusto Sousa, presidente da União de Freguesias de Santa Comba Dão e Couto do Mosteiro, entre outros, terminou com uma visita pedestre aos moinhos da Ribeira da Horta, conduzida Jorge Miranda, e uma prova de degustação de papas de carolo, num dos moinhos visitados.
Para ver mais fotografias do evento, clique aqui