Logo

Aplicação para deficientes visuais vence Concurso Municipal de Ideias de Negócio

P1017048“Vision Rest”, de Joana Sousa e Tatiana Amaral, foi a ideia vencedora do Concurso Municipal de Ideias de Negócio, no âmbito da 5ª edição do Projeto Empreendedorismo nas Escolas Viseu Dão Lafões, e que irá representar Santa Comba Dão na final Intermunicipal.

O projeto vencedor, denominado de “Vision Rest”, consiste no desenvolvimento de uma aplicação para dispositivos móveis que faz a leitura das ementas dos restaurantes e que permite a sua tradução para braille. O objetivo principal é o de diminuir os constrangimentos sentidos pelas pessoas com deficiência visual, ao usar os serviços de restauração, com a criação de uma ferramenta que lhes permita uma maior integração na sociedade e independência pessoal.

O projeto “Vision Rest” vai representar Santa Comba Dão na final Intermunicipal do Concurso, no dia 25 de maio, na Aula Magna do Instituto Politécnico de Viseu, às 21h00.

Em Santa Comba Dão, foram também apresentados a concurso os projetos “OK, KO”, dos alunos Armando Simões, Eduardo Pereira e Viktoriya Viktorovna, e “Essências da Beira” dos alunos Renato Almeida e Ismael Fontinha.

A título simbólico, a Câmara Municipal de Santa Comba Dão ofereceu, a todos os alunos participantes, vales de compras em papelaria/livraria de acordo com a classificação final obtida pelos projetos.

O Concurso Municipal de Ideias de Negócio teve como júri Carla Cunha, vice-presidente da Câmara Municipal de Santa Comba Dão, Madalena Dinis, diretora do Agrupamento de Escolas, e Mafalda Ribeiro, em representação da Comunidade Intermunicipal (CIM) Viseu Dão Lafões. Como critérios de avaliação foram considerados, em cada um dos projetos, o grau de inovação, a exequibilidade, o impacto para o território, a estruturação e o desenvolvimento da ideia.

Promover o espírito de iniciativa e dinamismo no concelho

Carla Cunha, vice presidente da Câmara Municipal de Santa Comba Dão, enalteceu a importância da promoção e adesão dos jovens a este tipo de iniciativas de empreendedorismo, pois constituem “uma oportunidade para um primeiro contacto com a realidade do mundo empresarial, com a apresentação e defesa das suas ideias, analisando os riscos e constrangimentos no lançamento de um projeto de negócio”, referiu a autarca.

“É importante que se desenvolvam, nos jovens santacombadenses, ideias e competências a nível profissional. Mesmo que não sejam as ideias vencedoras, no âmbito do Concurso Municipal de Ideias de Negócio, se forem projetos inovadores, válidos e bem estruturados podem ser aplicados no futuro, constituindo-se, de alguma forma, como ferramentas para o desenvolvimento do concelho de Santa Comba Dão e da Região”.

O objetivo deste Concurso Municipal, recordou Carla Cunha, é sobretudo apresentar ideias de negócio em diversos setores de atividade que tenham viabilidade para a região, com demonstração da sua exequibilidade prática e do potencial dos projetos em causa.

Em nome do Município, Carla Cunha deixou o desafio para que, nos próximos anos, se consiga sensibilizar e motivar mais jovens para as práticas empreendedoras, promovendo o espírito de iniciativa e dinamismo no concelho, aumentando desta forma o número de participações Concurso Municipal de Ideias de Negócio.

A terminar, Madalena Dinis reforçou a convicção da vice presidente da Câmara Municipal, no que diz respeito à importância da iniciativa, realçando o facto de “todas as ideias desenvolvidas poderem vir a ser concretizadas em negócios no futuro profissional de cada um. Os projetos, hoje a Concurso, mostram as capacidades daqueles que os apresentam e, ao mesmo tempo, desafiam outros jovens alunos a apostar numa visão empreendedora”, concluiu a diretora do Agrupamento de Escolas de Santa Comba Dão.

P1017035P1017018P1016992



Câmara Municipal de Santa Comba Dão, Largo do Município 13, 3440-337 Santa Comba Dão       Tel.: 232 880 500 | Fax: 232 880 501 | E-mail: geral@cm-santacombadao.pt