O Município assinala o Dia Internacional dos Arquivos disponibilizando uma cópia digital de um documento à guarda do seu Arquivo.
Trata-se de um auto da câmara, datado de 22 de dezembro de 1836, onde é feita cópia de uma representação dirigida a D. Maria II na sequência da publicação do decreto de 29 de novembro de 1836, que procedeu à reforma judiciária.
Com a representação feita à rainha, pretendia a câmara municipal de Santa Comba Dão que a vila fosse elevada a cabeça de comarca, contrariamente à divisão apresentada no decreto de 29 de novembro. Com esta divisão, Santa Comba Dão passou a ser um dos concelhos que compunham a comarca de Arganil que, por sua vez, estava compreendida no distrito administrativo de Coimbra.
O Dia Internacional dos Arquivos celebra-se a 9 de junho, data instituída pela Assembleia Geral do CIA – Conselho Internacional de Arquivos – realizada no Quebeque, em novembro de 2007. Esta data foi escolhida devido à criação do Conselho Internacional de Arquivos, pela UNESCO, a 9 de junho de 1948.