Logo

Concertos assinalam 113º aniversário da banda da SFL Pinheirense

SFLP2No âmbito das comemorações do 113º aniversário da Sociedade Filarmónica Lealdade Pinheirense, no dia 9 de outubro, a Casa da Cultura foi palco de dois concerto de Bandas Filarmónicas, protagonizados pela Banda aniversariante e pela Banda de Música de Loureiro, como banda convidada.

A Sociedade Filarmónica Lealdade Pinheirense (SFLP) foi fundada no dia 7 de Outubro de 1903. A ideia da criação de uma Banda Musical terá tido a sua génese num grupo de pinheirenses ávido de mudança na vida cultural da localidade.

Estes logo encontrariam o apoio e sabedoria de dois ilustres nomes do memorial desta instituição: o padre António Martins d’Oliveira e o professor António d’Oliveira e Costa.

Sendo atualmente uma banda centenária, conta com 113 anos a percorrer o país de norte a sul e com deslocações ao estrangeiro.

A banda da Sociedade Filarmónica Lealdade Pinheirense é constituída por 55 executantes, por uma faixa etária maioritariamente jovem, e tem como Maestro José Pedro Figueiredo, desde Outubro de 2013.

Na sua atuação na Casa da Cultura, a segunda da tarde, a banda aniversariante começou o seu concerto com a interpretação do tema El Torico de la Cuerda – Luis Serrano Alarcón, seguindo-se O Juízo Final – Camillo De Nardis, Arr. Franco Cesarini; Of Sailors and Whales – W. Francis McBeth, e terminando com Happy Mallets – Harm Evers.

Por sua vez, Andres Contrabandista (Pasodoble) – Oscar Navarro foi a primeira interpretação da Banda de Música de Loureiro, que premiou ainda os presentes com os temas Diagram – André Waignein; Al-Manzah (Episódio Sinfónico) – Ferrer Ferran; At World’s End (Pirates of the Caribbean) – Hans Zimmer; e A Comenda– Carlos Marques.

 

 


 

Natural de Loureiro - Oliveira de Azeméis, José Figueiredo iniciou os seus estudos musicais na Banda de Música da sua terra natal. Mais tarde estuda na Escola Profissional Artística do Vale do Ave (ARTAVE), onde iniciou os seus estudos em fagote com o Prof. Hughes Kesteman. Frequentou vários cursos de direcção de orquestra com Robert Houlihan, George Hurst, Denise Ham, Rudolfo Samglibeni, Vasco Pearce Azevedo e António Saiote.

Dirigiu a Banda de Música de Loureiro, o Estágio Verão Amizade, Orquestra de Sopros do Conservatório de Águeda, Orquestra de Câmara de Coimbra e o Estágio de Orquestra de Sopros de Góis.

É licenciado em Fagote pela ESMAE na classe do Prof. Hughes Kesteman.

Entre 2001 e 2005 foi 1º Fagote da Orquestra Clássica do Centro.

Tem sido convidado para lecionar cursos de fagote e de direção de orquestra por todo o país. É professor de fagote na Academia de Música de Vilar do Paraíso e no Conservatório de Música de Coimbra onde é, também, maestro da Orquestra de Sopros. É membro do júri no Concurso internacional de instrumentos de sopro “Terras de La Salette”

Em Julho de 2011 a Câmara Municipal de Ourém atribuiu-lhe o "Prémio de Mérito Técnico" pelo trabalho desenvolvido com a Orquestra de Sopros da AMBO. Atualmente é maestro da SFLP e da Orquestra de Sopros da AMBO.

Câmara Municipal de Santa Comba Dão, Largo do Município 13, 3440-337 Santa Comba Dão       Tel.: 232 880 500 | Fax: 232 880 501 | E-mail: geral@cm-santacombadao.pt