
No âmbito do programa Rede Social de Santa Comba Dão, a Câmara Municipal promoveu a realização da I Mostra Social do concelho e a comemoração do Dia Mundial do Coração e do Dia do Idoso, no primeiro fim de semana de outubro.
As atividades decorreram no Pavilhão Gimnodeportivo da cidade e foram promovidas e dinamizadas pelas entidades que constituem a Rede Social do concelho e outras que se associaram às festividades.
Com o objetivo de dar a conhecer as ofertas/respostas sociais do concelho, dinamizadas pelas instituições, proporcionando troca de experiências e momentos de convívio e animação, a I Mostra Social de Santa Comba Dão decorreu no dia 2 e 3 de Outubro.
Também no dia 2 de Outubro foi celebrado do “Dia Mundial do Coração” com a realização de um conjunto de atividades que visaram a promoção do exercício físico e da alimentação saudável, com a presença da “Confraria da Urtiga” na apresentação de um workshop e degustação de alguns produtos confecionados com aquela «erva daninha».
Na comemoração do Dia do Idoso, a 3 de outubro, muitas foram as atividades lúdicas que se desenrolaram ao longo da tarde, a cargo dos utentes e colaboradores das IPSS's e alunos da Universidade Sénior de Santa Comba Dão que com o seu cunho pessoal ajudaram a animar a festa.
E, como não podia haver festa e convívio sem bolo, o Restaurante Lampreia associou-se às comemorações do Dia do Idoso com a oferta do respetivo bolo do “Dia do Idoso”.
De realçar, pelo imponência dos desenhos que não passaram despercebidos a quem esteve no local, a exposição do coletivo artístico MAE – Movimento, Arte, Experiência, com o título “30 Desenhos, 30 Histórias – a voz da Terceira Idade”. O coletivo artístico nasceu pelas mãos de Rute Gonzalez e Daniela Salazar, com o intuito de desenvolver projetos artísticos que sejam um recurso forte no encontro e debate entre a prática artística e as questões e causas sociais, estando associada a cada desenho uma história que pretende retratar a vivência de muitos idosos.
Foram algumas destas histórias que foram teatralizadas por dois elementos da Companhia Papillion”, pretendendo -se chamar a atenção para os problemas que afetam este grupo da população.