No âmbito do Plano de Reabilitação Urbana de Santa Comba Dão, a Câmara Municipal está a proceder a diversas intervenções com vista à valorização e limpeza da Ribeira das Hortas, o maior curso de água que atravessa a zona central da cidade.
Apesar do Plano de Reabilitação Urbana estar mais direcionado para a recuperação arquitetónica (de salientar infraestruturas como o antiga Central Elétrica e o antigo Lagar), a Autarquia Santacombadense não descuidou o carácter estruturante que o sistema ribeirinho assume no centro da cidade, uma vez que é o principal valor natural presente na área de intervenção.
Deste modo, a valorização da Ribeira das Hortas apresenta-se como um complemento essencial no processo de reabilitação, desta área urbana, e na sua promoção em termos turísticos.
No que diz respeito especificamente aos trabalhos já em curso, numa primeira fase, as intervenções estão a desenvolver-se na zona compreendida entre o recinto da feira semanal e a antiga Central Elétrica.
De forma a resolver os problemas de escoamento ou que dificultam o acesso das águas da ribeira ao rio, está a ser feito um conjunto de operações destinadas à limpeza e desobstrução. Estes consistem, essencialmente, na retirada de obstáculos (lixo, entulho, árvores mortas, entre outros), corte e poda de árvores e arbustos que obstruem o leito e reduzem a sua capacidade de vazão. No desassoreamento, foi feita a retirada de materiais do fundo e de plantas aquáticas que tendem a reduzir a capacidade de vazão.