A+ A A-

Espaço do Cidadão inaugurado em Santa Comba Dão

EspacoCidadao1O “Espaço do Cidadão” é o novo posto de atendimento disponível em Santa Comba Dão que reúne serviços de diferentes entidades num único balcão.

Inaugurado a 15 de março, pela Secretária de Estado Adjunta e da Modernização Administrativa, Graça Fonseca, e pelo presidente da Câmara Municipal de Santa Comba Dão, Leonel Gouveia, o Espaço do Cidadão funciona no edifício da Casa dos Arcos, no rés-do-chão, das 9h00 às 16h00.

O Espaço do Cidadão de Santa Comba Dão resultou de uma parceria estratégia entre a Agência para a Modernização Administrativa e a Câmara Municipal, em que aquela disponibilizou o mobiliário, o equipamento informático e a formação dos funcionários e a Câmara Municipal disponibiliza os recursos humanos, as instalações e os encargos das mesmas, incluindo comunicações.

Este novo serviço irá disponibilizar inúmeros serviços da administração central, local e de entidades privadas que prestam serviços de claro interesse público, complementando assim os serviços públicos já existentes.

Leonel Gouveia, autarca santacombadense, destacou a importância deste tipo de atendimento digital, na sua relação com a administração pública nacional e regional, com a simplificação dos procedimentos administrativos e reduçãode burocracias. “Pretende-se o aumentoda qualidade dos serviços públicos, num espaço de promoção da literacia digital, no qual se incentiva os munícipes a autonomamente aceder a esses mesmos serviços”, disse.

A abertura do Espaço do Cidadão em Santa Comba Dão é mais um exemplo positivo daquilo que o presidente da Câmara Municipal de Santa Comba Dão considera como uma ”inversão de uma política centralizadora, que prejudicou as populações do interior e os municípios de baixa densidade, que estava a contribuir para uma ainda maior desertificação destes territórios”.

Segundo o edil Santacombadense, “felizmente” existem em Santa Comba Dão mais casos dessa mudança positiva. “Recentemente o Tribunal de Santa Comba Dão viu recuperado o 2º juízo e a competência de família e menores, cuja centralização em Viseu impedia o acesso à justiça dos mais idosos e dos mais carenciados, contribuindo ainda mais para que existisse uma justiça para os mais ricos e uma justiça, ou falta dela, para os mais pobres. Ao nível da saúde estão também a ser dados passos muito significativos. O município assumiu, com contribuição comunitária, a construção do Polo de Saúde de S. João de Areias e recentemente assinou um contrato de parceria com a ARSCentro, em que assumirá as despesas de apetrechamento do consultório de dentista do Centro de Saúde de Santa Comba Dão, proporcionando um melhor acesso à saúde oral de todos os munícipes”.

Trilhando um caminho que considera desafiante em termos de governação autárquica, Leonel Gouveia relembrou ainda, na sua intervenção, aquela que considera como sendo a principal obra do seu mandato: “transformar um município que estava em rutura financeira e desacreditado perante a banca, os fornecedores e as instituições, num município com as suas contas em dia e confiável perante as mesmas entidades, porque honra os seus compromissos”, referiu o autarca.

Leonel Gouveia referiu ainda que “foram quase quatro anos de enormes dificuldades, mas que nos permitem hoje ter condições de olhar o futuro com esperança e ter já em marcha o desenvolvimento do nosso concelho, que passará naturalmente pela captação de investidores ao nível industrial (temos em construção uma nova fábrica de confeção de refeições ultracongeladas para exportação e que empregará numa primeira fase cerca de 100 pessoas), mas fundamentalmente pelo desenvolvimento turístico, valorizando o nosso património arquitetónico, o nosso património histórico, o nosso património ambiental e a nossa gastronomia” .

No seguimento da referida aposta na política de desenvolvimento turístico definida para Santa Comba Dão, que passa também pela captação de mais turistas e uma maior visibilidade das ofertas locais, o presidente da Câmara Municipal destacou ainda a instalação de dois novos «espaços» no rés do chão da Casa dos Arcos, junto ao Espaço do Cidadão, nomeadamente o Posto do Turismo de Santa Comba Dão e também a Exposição de Medalhística, Escultura e Pintura de David Oliveira , artista santacombadense.

DSC 1618

DSC 1628DSC 1680

DSC 1699DSC 1755

 

 

 

 

 

 

Câmara Municipal de Santa Comba Dão, Largo do Município 13, 3440-337 Santa Comba Dão       Tel.: 232 880 500 | Fax: 232 880 501 | E-mail: geral@cm-santacombadao.pt