Com o objetivo de preservar a memória do seu espaço territorial, Santa Comba Dão vai constituir o Núcleo Museológico Municipal (NMM) que terá como tema central as atividades tradicionais locais, a evolução da paisagem e a vivência das gentes.
O Núcleo Museológico de Santa Comba Dão será constituído por diferentes espaços temáticos, organizados em quatro grupos principais, nomeadamente «Caracterização e evolução da paisagem», «História do Município», «Mundo Rural» e «Artes e Ofícios».
Sendo áreas temáticas idênticas às existentes noutros museus municipais, a Câmara Municipal de Santa Comba Dão pretende que o espaço Museológico Municipal prime pela diferenciação. Para tal, irá ser feita a aposta, em alguns espaços temáticos, na interação com os visitantes permitindo o «experimentar» e/ou «fazer».
Na diferenciação entre os demais, o recurso às novas tecnologias será uma mais valia para o NMM de Santa Comba Dão, pois irá permitir aos visitantes interagir com os objetos expostos e, ao mesmo tempo, aprofundar o conhecimento sobre os mesmos, contextualizando o espaço e tempo em que eram usados.
Por iniciativa do presidente da Câmara Municipal de Santa Comba Dão, Leonel Gouveia, foi criado um grupo de trabalho informal com o propósito de promover o levantamento dos recursos existentes, constituindo-se este como parceiro ativo junto da sociedade civil no que diz respeito aos contactos, à recolha de informação e conteúdos para o futuro acervo museológico municipal.
Assim, delineados que estão os traços principais do que se pretende venha a ser o Núcleo Museológico Municipal, está já a decorrer a recolha de “objetos perdidos no tempo mas que contam a sua própria história” para exposição no NMM.
Todos os munícipes que queiram colaborar neste projeto podem doar/oferecer ou emprestar temporariamente os objetos que se insiram na temática do NMM, responsabilizando-se a Câmara Municipal pela recolha/transporte e recuperação (se necessário) desses mesmos objetos.
Para o efeito, podem os munícipes dirigir-se ao Posto de Turismo (rés-do-chão da Casa dos Arcos) ou entrar em contacto através de endereço eletrónico Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. ou pelo telefone 232 880 500, no horário normal de funcionamento.
Esta pode ser uma oportunidade, tão boa como qualquer outra, de perceber quem somos, onde estamos e para onde vamos.