CONDIÇÕES METEOROLÓGICAS ADVERSAS
1 - Situação Meteorológica:
- • Períodos de chuva, que poderá ser localmente forte (entre 10 e 20 mm numa hora), passando gradualmente de norte para sul a partir da manhã, a regime de aguaceiros que poderão ser localmente intensos, ocasionalmente de granizo e acompanhados de trovoada, tornando-se pouco frequentes a partir do final da tarde;
• Possibilidade de queda de neve acima de 1500 metros de altitude, descendo gradualmente a cota para 800/1000 metros nas regiões Norte e Centro;
• Vento moderado de sudoeste, soprando forte (até 45 km/h) e com rajadas até 70 km/h, rodando paranoroeste, a partir da manhã. Nas terras altas, vento forte de sudoeste, por vezes com rajadas até 90km/h, rodando para noroeste a partir da manhã;
• Permanência de agitação marítima forte na costa ocidental (com ondas de noroeste com 4 a 5 metros)durante o fim-de-semana;
• Descida de temperatura, sendo acentuada da mínima nas regiões Norte e Centro.
2 - EFEITOS EXPECTÁVEIS
Em função das condições meteorológicas presentes e previstas é expectável:
- • Piso rodoviário escorregadio e eventual formação de lençóis de água e gelo;
• Possibilidade de cheias rápidas em meio urbano, por acumulação de águas pluviais ou insuficiências dossistemas de drenagem;
• Possibilidade de inundação por transbordo de linhas de água nas zonas historicamente mais vulneráveis;
• Inundações de estruturas urbanas subterrâneas com deficiências de drenagem;
• Danos em estruturas montadas ou suspensas;
• Dificuldades de drenagem em sistemas urbanos, nomeadamente as verificadas em períodos de preiamar, podendo causar inundações nos locais historicamente mais vulneráveis;
• Possibilidade de queda de ramos ou árvores em virtude de vento mais forte;
• Possíveis acidentes na orla costeira;
• Fenómenos geomorfológicos causados por instabilização de vertentes associados à saturação dos solos, pela perda da sua consistência.
3 – MEDIDAS DE AUTOPROTEÇÃO
- • Garantir a desobstrução dos sistemas de escoamento das águas pluviais e retirada de inertes e outros objetos que possam ser arrastados ou criem obstáculos ao livre escoamento das águas;
• Adotar uma condução defensiva, reduzindo a velocidade e tendo especial cuidado com a possível formação de lençóis de água e de gelo nas vias;
• Transporte e colocação das correntes de neve nas viaturas, sempre que se circular nas áreas atingidas pela queda de neve;
• Não atravessar zonas inundadas, de modo a precaver o arrastamento de pessoas ou viaturas para buracos no pavimento ou caixas de esgoto abertas;
• Garantir uma adequada fixação de estruturas soltas, nomeadamente, andaimes, placards e outras estruturas suspensas;
• Ter especial cuidado na circulação e permanência junto de áreas arborizadas, estando atenta para a possibilidade de queda de ramos ou árvores, em virtude de vento mais forte;
• Ter especial cuidado na circulação junto das zonas ribeirinhas historicamente mais vulneráveis a inundações rápidas;
• Estar atento às informações da meteorologia e às indicações da Proteção Civil e Forças de Segurança.