Leonel Gouveia, presidente da Câmara Municipal de Santa Comba Dão e Joaquim Agostinho Marques,vice-presidente, visitaram na manhã de 25 de setembro, algumas das obras de reconstrução e reabilitação de habitações danificadas pelos incêndios de 15 de outubro de 2017.
Os representantes da autarquia estiveram na União de Freguesias de Treixedo e Nagozela e na Freguesia de São João de Areias, onde visitaram várias casas, que estão a ser reconstruídas e reabilitadas por um incansável grupo de voluntários.
As obras tiveram início em agosto e prolongam-se até ao final deste mês de setembro, resultando de um protocolo estabelecido entre os Municípios de Santa Comba Dão e Tondela, a Fundação Amélia de Mello, a José de Mello Saúde e a Associação Just a Change. E o maior número de voluntários provém, precisamente, da Associação Just a Change, que envolve muitos estudantes, que vestem a camisola desta associação, contribuindo assim para reconstruir casas de famílias e cidadãos em situação de maior vulnerabilidade económica e social. A par destas entidades, também as Associações Unidos por Treixedo e Nagosela e Raízes contribuíram financeiramente para este conjunto de ações.
Nesta visita em território concelhio, os responsáveis políticos do município presenciaram a satisfação dos moradores pelo decurso das obras, que vão possibilitar o tão desejado regresso a casa. Dos voluntários ouviram palavras de união e de compromisso com esta causa social, que contribui para enriquecer o percurso pessoal de todos aqueles que se juntam a estes projetos.
Ao todo, e ao longo destes dois meses, vão ser reabilitadas sete habitações no concelho de Santa Comba Dão, mais concretamente nas localidades de Treixedo, Nagozela, Vale Pinheiro e Póvoa dos Mosqueiros. Os voluntários trabalham de forma rotativa, estando envolvidas cerca de 50 pessoas por semana. A Câmara Municipal de Santa Comba Dão é responsável por agilizar a ligação entre esses voluntários com as populações, de acordo com as suas competências no desenvolvimento de projetos estruturais, visando a população mais vulnerável, designadamente em situações de emergência social.