Ao longo deste dia, que se quer de convívio e de descoberta, estão a ser experimentadas e praticadas atividades desportivas menos tradicionais, como a tricicleta, o croquet adaptado,a zarabatana, o tiro ao alvo e o slalom em cadeira de rodas, não faltando o boccia (também jogado com alvos e pinos), que é o desporto praticado pelo campeão santacombadense Ricardo Varela.
Tal como explicou Carlos Figueiredo, presidente da Associação Mover Viseu, a iniciativa pretende que os cidadãos envolvidos se divirtam, independentemente da idade e da condição física e mental, com um conjunto de desportos e atividades físicas adaptadas e promotoras da integração.
O dirigente associativo explicou ainda que, além dos utentes das instituições representadas, é intenção da organização que os próprios técnicos e responsáveis envolvidos experimentem o slalom de cadeira de rodas e o golbol, um desporto de equipa no qual os jogadores são vendados e jogam uma bola com guizos. A ideia é propiciar uma experiência de imersão, que possibilite um contacto mais pessoal com a modalidade, e com os condicionalismos de quem a pratica.
Este 2.º Encontro de Atividades Desportivas e Recreativas Adaptadas conta com a presença e participação de utentes da APPACDM - Lar de Vila Pouca, dos Lares de São Joaninho e de São João de Areias e da Universidade Sénior.