
O bastonário e respetiva comitiva, composta, entre outros, por advogados de Santa Comba Dão e dos concelhos limítrofes de Mortágua e Carregal do Sal, foram recebidos nos Paços do Município pelo presidente da Câmara, para uma sessão de apresentação de cumprimentos.
Leonel Gouveia felicitou Guilherme Figueiredo pelo Bastonato de Proximidade - uma iniciativa que o autarca considerou determinante para um conhecimento mais próximo da realidade vivida pelos advogados nos diferentes concelhos do país, bem como para as especificidades do dia-a-dia dos tribunais nacionais.
Nas breves palavras, dirigidas ao bastonário e comitiva, o autarca salientou o facto do Tribunal de Santa Comba Dão ter recuperado, em 2016, algumas das suas competências, nomeadamente a de Família e Menores, que havia perdido em consequência da reorganização do mapa judiciário, implementada, pelo anterior Governo, em 2014. Para o autarca, esta inversão da tendência centralista foi uma vitória para as populações dos concelhos de Santa Comba Dão, Mortágua e Carregal do Sal, permitindo aos cidadãos o acesso a uma melhor justiça. Para Leonel Gouveia, tratou-se de uma justa medida de reposição,que atenuou, substancialmente, o peso da justiça na gestão financeira das famílias e instituições.
Depois da receção na Câmara Municipal, a agenda da deslocação contemplou a visita às recentes obras de requalificação do Tribunal de Santa Comba Dão, que o Município tem vindo a apoiar tecnicamente, com a elaboração de projetos de especialidades, peritagens e acompanhamento dos trabalhos. Do programa constou ainda a apresentação de cumprimentos ao juiz presidente da comarca, procurador coordenador e magistrados, bem como uma homenagem, a título póstumo, a Viriato Matos, que foi o primeiro Delegado local da Ordem dos Advogados.
A agenda da deslocação prosseguiu com uma reunião com os advogados de Santa Comba Dão, Carregal do Sal e Mortágua, no Tribunal Judicial, seguida de um momento de convívio e confraternização.