O Município de Santa Comba Dão, através do Balcão do Agricultor, recomenda que as árvores que sofreram quebras com a tempestade Leslie, sejam sujeitas a um corte de acerto, com recurso a um motosserra bem afiado e lubrificado, com óleo próprio de corrente, com o objetivo de reduzir a ferida exposta.
Através destes cortes possibilita-se a escorrência da água, já que a sua acumulação pode desenvolver podridões, enfraquecer a planta, torná-la ainda mais frágil e perigosa, e levá-la, inclusive, à morte.
Depois do corte de acerto, todas as feridas (provenientes do corte e as que já estavam presentes aquando da intempérie) devem ser sujeitas a desinfeção. O procedimento mais fácil e económico será com com cobre na forma de sulfato de cobre (calda bordalesa). Nesse sentido, deverá ser feita uma pasta de calda bordalesa (calda bordalesa diluída num pouco de água) com uma consistência que permita a aplicação com trincha sobre as feridas das árvores.O BA chama a atenção para o cumprimento dos requisitos legais e de segurança relacionados com a aplicação deste tipo de produto fitofarmacêutico.
No que aos sobreiros diz respeito, informa-se, ainda, que - de acordo com a informação prestada pelo Instituto de Conservação da Natureza e Floresta (ICNF) - se mantêm os procedimentos relativos ao abate e/ou poda, devendo ser feito o respectivo pedido ao ICNF caso seja necessário abater ou podar algum sobreiro. Para o caso das árvores que caíram com a tempestade, a intervenção deve ser considerada como um pedido de abate e para o efeito devem-se juntar fotografias.
Para qualquer informação e esclarecimento adicional, o Balcão do do Agricultor de Santa Comba Dão encontra-se à disposição dos agricultores e interessados às terças, quartas e quintas-feiras, das 09H00 às 13H00, na Casa dos Arcos no Largo Alves Mateus (Largo do Tribunal).
Câmara Municipal
Assembleia Municipal
Discussão Pública