A+ A A-

Caminhar para plantar em homenagem às vítimas dos incêndios

Ciclo "Caminhar para Plantar"O  ciclo de caminhadas "Caminhar para Plantar" percorreu o concelho de Santa Comba Dão, nos dias 29 de setembro, 6 e 13 de outubro, com o objetivo de homenagear as vítimas dos incêndios.

Na primeira destas caminhadas,  cerca de 40 escuteiros, provenientes da Pedrulha, Santa Apolónia, Tocha, Molelos e Santa Comba Dão, juntaram-se a esta iniciativa, que contou com a adesão da comunidade local, começando na estação do Vimieiro, e seguindo, pela ecopista, em direção a Treixedo e Nagozela.

Ao longo do trajeto, os participantes foram plantando árvores e deixando placas de incentivo a todos aqueles que, em outubro do ano passado, tiveram que enfrentar o fogo. AMOR, VIDA e ESPERANÇA foram as palavras que deixaram registadas. E pelo caminho, foram espalhados sorrisos e muita energia positiva.

Com o sentido de missão cumprida, o ciclo de caminhadas prosseguiu no dia 6 de outubro, com início na União Cultural e Desportiva de Cagido, seguindo para Pinheiro de Ázere e São João de Areias, sempre a espalhar sorrisos.

Esta segunda caminhada reuniu cerca de 80 escuteiros de Tonda, Molelos, São Miguel do Outeiro, Conde (Guimarães) e claro Santa Comba Dão e também alguns populares, que se juntaram a uma causa que é de TODOS.

Em Cagido, perto da União Cultural e Desportiva  foi colocada a placa "ACREDITAR" e em Pinheiro de Ázere a placa "SORRISOS", perto dos lavadouros Em São João de Areias, após um minuto de silêncio pelas vítimas dos incêndios, foi colocada a placa CONFIANÇA perto do cemitério.

Em cada freguesia por onde passaram - União de Freguesia de Óvoa e Vimieiro e Freguesias de Pinheiro de Ázere e São João de Areias -  os participantes  foram plantando árvores, gentilmente cedidas pelo Agrupamento de Escuteiros de Repeses.

A 13 de outubro, Dia Internacional para a Redução das Catástrofes, os escuteiros de Santa Comba Dão voltaram a Caminhar para Plantar. Começaram em São Joaninho e seguiram para Couto do Mosteiro e Santa Comba Dão. Pelo caminho deixaram União, Fé e Dedicação.

Como foi hábito neste ciclo, juntaram-se, a esta caminhada,cerca de uma centena de escuteiros de vários pontos do país:
- Algés e grupo paroquial São Julião da Barra (região de Oeiras);
- Creixomil (região de Guimarães);
- Cruz da Areia (região de Leiria-Fátima);
- Sanfins do Douro (Região Vila Real);
- Sagrado Coração Jesus (Região de Viseu).

Após um momento de acolhimento e boas vindas, os participantes começaram por dirigir-se à fonte do Soito, onde a palavra de ordem foi UNIÃO. Na presença do presidente da Junta, e num momento de grande emoção, foi cumprido um minuto de silêncio, em homenagem às cinco vítimas mortais desta freguesia.

A seguir caminharam pelo meio de pinhais,  onde a mancha negra não deixou indiferentes os que por ali passaram.
Ao chegar a Casal Maria, os participantes foram surpreendidos por uma farta mesa, gentilmente preparada por uma mãe dedicada, que quis apoiar esta causa de uma forma particular.

Ao chegar a Couto do Mosteiro foram recebidos calorosamente pelo presidente da Junta que, nas suas palavras, foi dizendo que ‘o caminho faz-se, caminhando’ e que com fé chegaremos a um mundo melhor.

Já cansados, os participantes chegaram finalmente à sede dos escuteiros onde deixaram a última árvore e a placa da DEDICAÇÃO.

Todos os agrupamentos almoçaram na sede dos escuteiros, sendo que alguns partiram logo a seguir, pois a viagem de volta ainda era longa.

No entanto, à tarde ainda havia um último serviço a fazer: plantar as restantes árvores no antigo circuito de manutenção e arrancar alguns eucaliptos e mimosas que por ali teimam em nascer.

Mais uma missão cumprida. Agora a luta contra os eucaliptos vai orientar os próximos serviços dos voluntários que continuam a chegar à nossa terra.


Por último os agradecimentos:

- As árvores foram trazidas pelo Agrupamento de Creixomil - Guimarães que já em Outubro do ano passado tinha trazido vários camiões de bens que entregaram nas freguesias.

- a quem nos apoiou nestas caminhadas: Associação de Professores de Educação Física de Santa Comba Dão, Município de Santa Comba Dão e Juntas de freguesia

- aos participantes/ caminhantes que fizeram questão de estar e caminhar para plantar.

E por último, mas o mais importante um agradecimento especial aos dirigentes do Agrupamento de escuteiros de Santa Comba Dão que tornaram possível esta iniciativa.
O caminho faz-se caminhando.

 

Fonte: Agrupamento 306 Santa Comba Dão Escuteiros Católicos / texto adaptado)

 

Câmara Municipal de Santa Comba Dão, Largo do Município 13, 3440-337 Santa Comba Dão       Tel.: 232 880 500 | Fax: 232 880 501 | E-mail: geral@cm-santacombadao.pt