Alunos, professores e funcionários da Escola Secundária de Santa Comba Dão participaram hoje no exercício da Autoridade Nacional de Proteção Civil “ A Terra Treme”, numa iniciativa que teve a dinamização local da Câmara Municipal, com a participação dos Bombeiros Voluntários e Guarda Nacional Republicana (GNR).
Uma breve sessão informativa, conduzida por Luís Leitão, da Proteção Civil da autarquia, marcou o início da atividade, na qual estiveram presentes Agostinho Marques, vice-presidente do Município de Santa Comba Dão, e representantes das demais entidades co-dinamizadoras.
Promovido, em todo o território português, o exercício “A Terra Treme” tem como principal objetivo "chamar a atenção para o risco sísmico e para a importância de comportamentos simples que os cidadãos devem adotar em caso de sismo, mas que podem salvar vidas".
Neste contexto, e com base na premissa “A Proteção Civil somos todos nós”, Luís Leitão falou sobre a responsabilidade que os cidadãos têm na prevenção e proteção, explicando que pequenos gestos, como “Baixar, Proteger e Aguardar”, são a melhor resposta que podemos ter em contexto de tremor de terra.
Os intervenientes na sessão salientaram a importância da preparação e planeamento prévio por parte das organizações, famílias e cidadãos, referindo alguns passos essenciais em todo este contexto, como por exemplo a manutenção de uma lista atualizada de contactos de serviços de emergência , a preparação de um kit de emergência, e o transporte de medicação e de cópias de documentos importantes.
Já em contexto de sala de aula, os alunos tiveram a oportunidade de pôr em prática, pelas 11h05 e durante um minuto, os três gestos básicos de segurança, que salvam vidas.