O Arquivo Municipal selecionou, para documento de novembro, a cópia digital da caderneta militar de um soldado destacado para Lourenço Marques, precisamente um mês após a assinatura do armistício, no dia 11 de novembro de 1918.
Descrição
No dia 11 de novembro de 1918, há 100 anos, foi assinado o armistício que pôs fim à 1ª Guerra Mundial. O nosso conterrâneo João Caetano de Matos, que foi recrutado nessa época, teve a felicidade de não integrar as forças mobilizadas para os diferentes teatros de guerra na Europa e África (concretamente para a Flandres, sul de Angola, norte de Moçambique, Atlântico central e sul e Índico, num total de 105542 pessoas) e de não ter que passar pelos horrores que milhares de portugueses viveram, nomeadamente em batalhas como a de La Lys e a de La Couture, nas quais muitos portugueses morreram, e ainda mais ficaram feridos ou foram feitos prisioneiros.
O soldado João de Matos desembarcou em Lourenço Marques a 11 de dezembro de 1918, onde ficou fazendo serviço nos termos do artº 85º do R.D.E. De acordo com as notas biográficas registadas na caderneta, João Caetano de Matos embarcou de regresso à metrópole em 1 de setembro de 1919 por ordem do Ministério das Colónias e desembarcou em Lisboa em 27. Posteriormente emigrou para o Brasil onde faleceu, com 34 anos de idade. O Arquivo Municipal de Santa Comba Dão publica cópia digital de parte da caderneta militar de João Caetano de Matos, natural da Cancela, freguesia de São João de Areias, concelho de Santa Comba Dão.
Aceda aqui ao documento - cópia digital de parte da caderneta militar de João Caetano de Matos, natural da Cancela, freguesia de São João de Areias: