O engenheiro de imagem do Centro Cirúrgico de Coimbra (CCC) Robert van Velze falou hoje de manhã, na Biblioteca Alves Mateus, com alunos do 12.º ano, a propósito da exposição "Visões - O interior do olho humano", patente neste equipamento municipal até ao dia 30 de novembro.
Da miopia e astigmatismo até à importância de termos dois olhos, passando pelas ilusões de ótica e pelo daltonismo, Robert van Velze conduziu os jovens alunos numa bem humorada viagem, com um forte pendor informativo e científico, onde se falou do processo de captação da imagem no interior do olho humano e do relevante papel das novas tecnologias para o diagnóstico em oftalmologia.
Com Carla Santos e Rafael Nobre, Robert van Velze integra a equipa do CCC responsável pela captação das fotografias da mostra "Visões - o interior do olho humano", em momentos de diagnóstico e através de instrumentos de alta tecnologia. Acoplada à informática e à luz, emitida ou não por lasers, a fotografia digital permitiu registar estas "visões" - imagens reais do interior do olho humano, agora patentes em Santa Comba Dão.
Coordenada pelo conceituado médico oftalmologista António Travassos, a exposição inovadora faz uma interessante ponte entre a Ciência e a Arte. Aqui, todas as fotografias "têm uma história para contar" e são reveladoras "das inúmeras capacidades que hoje estão ao dispor da oftalmologia, tornando possível ver o que não se vê".
Recorde-se que ea mostra está enquadrada no âmbito do mês da Ciência e Tecnologia celebrado, em novembro, pelo Município, na Biblioteca Alves Mateus.