A+ A A-

Em Santa Comba Dão há Desporto para Todos

Ecopista do DãoJoaquim Agostinho Marques, vice-presidente da Câmara Municipal de Santa Comba Dão, tem a seu cargo a pasta do Desporto - uma área central e determinante no âmbito da promoção da qualidade de vida no território concelhio. Para o responsável da autarquia, o desporto é sinónimo de bem-estar físico e emocional, de união e convívio, de majoração da qualidade de vida e, sobretudo, de comunidade.


Em conversa sobre a política desportiva municipal, o vice-presidente recordou que quando regressou, definitivamente, ao concelho, há oito anos atrás, encontrou um cenário bastante desolador. Um cenário de desinvestimento, em que todo o apoio às associações e clubes tinha sido cortado". "O que encontrámos foi a ausência total de política desportiva”, disse, acrescentando que “se deixaram inclusive, degradar equipamentos municipais vocacionados para a prática desportiva”.

À entrada do Estádio Estêvão de Faria  Só a título de exemplo, o Grupo Desportivo Santacombadense (GDS) – uma das referências desportivas do concelho, que atravessa várias gerações - estava reduzido a uma “magra” equipa de juniores. Atualmente, e em conjunto com o "Pinguinzinho", tem mais de duas centenas de jogadores, desde os Sub 5 até aos Veteranos.

 “O desporto no concelho deu um salto qualitativo nestes últimos cinco anos”, concluiu. O anterior e atual Executivo do partido socialista foi gradualmente, e à medida que as condições financeiras o permitiram, assumindo encargos "que não haviam sido cumpridos no passado". Também, de forma gradativa, foi retomado o apoio a clubes e associações, através do estabelecimento de protocolos de colaboração.

 No futebol, através de um investimento protocolado com as direções do GDS e do Pinguinzinho e numa intervenção que ascendeu aos 270 mil euros, o Município avançou com a colocação de um piso sintético no Estádio Estêvão de Faria, que antes estava reduzido a um poeirento campo de terra batida, que inviabilizava a prática regular da atividade e, consequentemente, a progressão desportiva dos jogadores e equipas. Este foi, “sem dúvida”, um investimento âncora, que veio possibilitar a prática condigna do futebol em todos os escalões, dando vida a este Estádio, que agora recebe treinos e jogos nos vários escalões praticantes, em complemento com o estádio municipal Dr. Orlando Mendes.

Ainda no futebol, o Município tem vindo a colaborar com a Associação de Futebol de Viseu (AFV) e a própria Federação Portuguesa de Futebol (FPF), estando prestes a arrancar o projeto “Há Bola na Escola”, direcionado para a comunidade escolar. E mais uma vez surge aqui a palavra “comunidade” como alicerce e matéria de construção dos valores subjacentes à prática desportiva. Não é de mais referir que estas duas entidades – AFV e FPF – tiveram um papel preponderante depois dos incêndios do ano passado, contribuindo para a reconstrução de várias habitações do concelho, o que faz jus à solidariedade e entreajuda, que são apanágio do verdadeiro espírito desportivo.

Também noutras modalidades e domínios é visível o investimento crescente que o Município faz, todos os anos, no desporto concelhio. Aliás, a atividade desportiva é entendida por este Executivo como uma dimensão estruturante, que traz evidentes mais valias para a saúde, contribuindo para cimentar valores essenciais da vivência em sociedade. Para traçar um retrato desta prática no território vai avançar-se, em breve, com um diagnóstico do desporto concelhio, que vai permitir alicerçar projetos e medidas de apoio ao desenvolvimento da atividade desportiva.

Em Santa Comba Dão segue-se o lema “Desporto para Todos”. Dos mais jovens até à população sénior, o objetivo é colocar toda a comunidade a praticar desporto. O Município quer levar, inclusive, a prática desportiva às instituições particulares de solidariedade social e à comunidade senior, promovendo várias iniciativas de Desporto Adaptado junto das mesmas. É disso exemplo o investimento na prática de boccia - transversal e intergeracional – e o apoio ao atleta santacombadense Ricardo Varela, que joga na 1.ª Divisão Nacional.

É também de referir que em janeiro, do próximo ano, Santa Comba Dão vai receber uma etapa do Campeonato Nacional de Boccia, "o que diz bem do crescimento da modalidade no território".

Com obras de requalificação previstas para breve, as piscinas municipais proporcionam à população a prática da natação e hidroginástica, numa gestão conjunta do Município e da Associação de Professores de Educação Física (APDEF) de Santa Comba Dão. Também a APDEF, desta feita através de um protocolo com o Município, dinamiza o ginásio integrado no Pavilhão Gimnodesportivo Municipal, proporcionando aulas individuais ou de grupo de diversas modalidades, como o cycling, o pilates, o zumba, o cross fit ou o pump, entre tantas outras. Enquanto atividade, que recebe o apoio da autarquia, também o squash é exemplo da diversificação da prática desportiva que Santa Comba Dão tem vindo a assistir nos últimos anos.

A esta modalidade junta-se o basquetebol, que reúne seis dezenas de jovens praticantes no Clube de Basquetebol de Santo Estêvão. O andebol é também uma modalidade de eleição no concelho, havendo uma reconhecida equipa do Agrupamento de Escolas de Santa Comba Dão que pratica desporto federado, havendo, inclusive, perspetivas de surgir um segundo coletivo.

A promoção do desporto nas escolas é, aliás, uma das facetas da política desportiva municipal, que se concretiza quer através da promoção da prática desportiva no âmbito das Atividades de Enriquecimento Curricular, quer pelo apoio ao desporto escolar, que pode ser praticado no pavilhão gimnodesportivo, nos estádios e nas piscinas municipais (no 4.º ano de escolaridade). Igualmente ao dispor da comunidade em geral, estes equipamentos possibilitam uma oferta diversificada e complementar no âmbito da prática desportiva.

Joaquim Agostinho Marques chama, igualmente, a atenção para o crescimento da prática do pedestrianismo no concelho. "Há cada vez mais pessoas a caminhar, a cultivar o bem-estar e prática física em contacto com a natureza". Atento a esta tendência saudável e ecológica, o Município tem, em fase de homologação, três trilhos da natureza (de cinco inicialmente concebidos), que correspondem a pequenas rotas nas áreas territoriais de Nagozela, Treixedo e São João de Areias. Programados há algum tempo, estes percursos, cujas marcações já foram adjudicadas, tiveram o entrave dos incêndios, que vieram atrasar a sua implementação.

Direcionada para caminhadas e passeios de bicicleta, a ecopista -  que vai entrar brevemente em obras de recuperação - é um recurso fundamental não só para a prática desportiva, mas para a própria economia local. Para ampliar o potencial deste recurso, é objetivo que, em breve, seja executada a ligação à estação de caminho de ferro, no Vimieiro, e posteriormente à futura Ecovia do Mondego (que vai abranger território concelhio).

Na praia fluvial da Senhora da RibeiraProfundamente marcada pelos três rios que o atravessam, Santa Comba Dão tem, também, as condições ideais para a prática de desportos aquáticos e Joaquim Agostinho Marques explica que a autarquia está, igualmente, a apostar  neste domínio. Desde o apoio a eventos, passando pela promoção de encontros, até à própria dinamização de competições e troféus, a expansão da prática desportiva para o espelho de água é uma das grandes metas do Município, que, numa aposta inicial, destaca desportos como a canoagem e a vela.

 Objeto de um investimento crescente e amplo por parte do Município, o desporto é, assim, entendido e perspetivado  como um fator de valorização humano, pessoal e comunitária.

Câmara Municipal de Santa Comba Dão, Largo do Município 13, 3440-337 Santa Comba Dão       Tel.: 232 880 500 | Fax: 232 880 501 | E-mail: geral@cm-santacombadao.pt