Maria de Lurdes Mota, em São Joaninho, e Pedro Varela e respetiva família, em Treixedo, receberam, no dia 14 de novembro, das mãos do presidente da Câmara Municipal, Leonel Gouveia, e da presidente da Comissão de Coordenação de Desenvolvimento Regional do Centro (CCDRC) Ana Abrunhosa, as chaves das suas casas, que foram reconstruídas ao abrigo do Programa de Apoio à Reconstrução de Habitação Permanente (PARHP). Este foi um momento particularmente marcante para estes proprietários, que viram as habitações arrasadas pelos incêndios do ano passado e que, com esta chave, receberam como que um “passaporte” de esperança para uma nova vida.

A par da nova casa, os proprietários foram, igualmente, contemplados com novas camas e sofás, oferecidas pela empresa Aquinos, no âmbito de um apoio que abrange todas as casas, cuja reconstrução total está entregue à CCDRC.
Ao longo do dia, Ana Abrunhosa e Leonel Gouveia percorreram diversas localidades do concelho, onde visitaram obras de reconstrução total e parcial, apoiadas pelo PARHP, tendo sido acompanhados por técnicos do Município, da CCDRC, da MC2E (responsável pela fiscalização), e do consórcio "Edivisa" | “Lucios – Engenharia e Construção” (responsável pelos trabalhos de reconstrução das habitações, cuja obra foi entregue à CCDRC).
No local, a comitiva contactou diretamente com muitos dos proprietários e respondeu a diversas questões relacionadas com os projetos, verificando, igualmente, o desenrolar das obras, que se encontram em diferentes fases de execução.
É de destacar que, à data, se encontram concluídas 35 obras de reconstrução total e parcial, desenvolvidas em Santa Comba Dão no âmbito do PARHP. Trata-se de uma soma, que abrange obras levadas a cabo através do consórcio "Edivisa" | “Lucios – Engenharia e Construção”, num valor aprovado de mais de cinco milhões e quinhentos mil euros, e diversas intervenções realizadas por particulares e apoiadas financeiramente ao abrigo deste programa, num montante aprovado que ultrapassa um milhão e cem mil euros.