O Trigo Limpo Teatro ACERT leva à cena, este domingo, 9 de dezembro, no Grupo Desportivo de Treixedo, o espetáculo "20 Dizer que Estou Contigo". Com início agendado para as 17h00, a apresentação conta com a parceria do Município de Santa Comba Dão e da União de Freguesias de Treixedo e Nagosela, enquadrando-se no programa artístico-cultural que a companhia de teatro tem vindo a apresentar e dinamizar em localidades afetadas pelos incêndios de 2017.
A ACERT concretiza que "no período que se seguiu aos incêndios avassaladores do ano passado, decidiu dar o seu apoio às iniciativas da sociedade civil que ocorreram. Sabendo que a ação solidária não se deveria confinar ao período imediato, preparou espetáculos que, ao longo do ano, acontecessem junto das populações afetadas pela calamidade". É assim que duas produções teatrais do Trigo Limpo teatro ACERT “Fogo” e “Água” continuam a percorrer diversas localidades afetadas.
É também assim que “20 Dizer que estou Contigo”, um espetáculo especialmente concebido para o efeito, iniciou, em novembro, uma viagem afetiva junto da população de seis localidades da Região Centro, sendo Treixedo uma delas. Num espetáculo, que pretende amenizar desgostos, a ACERT valoriza a palavra dita e musicada, "enquanto elemento de reinserção social que amplia horizontes humanos dos cidadãos em torno de causas coletivas". A apresentação, que conta com textos e poemas de alunos desafiados para o efeito, constitui, também um "incentivo de esperança e determinação pelos desafios de ânimo que importa erguer coletivamente".
Ficha artística e técnica
Direção e declamação: José Rui Martins
Arranjos, voz, flauta e m’bira: Luísa Vieira
Som e luz: Luís Viegas