No segundo dia do ano 2019, o presidente da Câmara Municipal, Leonel Gouveia, e a presidente da Comissão de Coordenação de Desenvolvimento Regional do Centro (CCDRC), Ana Abrunhosa, estiveram em São Joaninho para a entrega simbólica das chaves de casa a Helena Pais, proprietária de uma das habitações do concelho, reconstruída ao abrigo do Programa de Apoio à Reconstrução de Habitação Permanente (PARHP). Este foi um momento de renovação de esperança, vivido de forma particularmente emotiva para esta proprietária, que viu a habitação arrasada pelos incêndios de outubro de 2017.
A par da nova casa, a proprietária vai ser contemplada com uma cama e sofá, oferecidos pela empresa Aquinos, no âmbito de um apoio que abrange todas as casas, cuja reconstrução total está entregue à CCDRC.Este momento simbólico foi acompanhado, de perto, por técnicos do Município, da CCDRC, da MC2E (responsável pela fiscalização), e do consórcio "Edivisa" | “Lucios – Engenharia e Construção” (responsável pelos trabalhos de reconstrução entregues à CCDRC).
Até à data, há registo de sete casas em fase de acabamento e de 42 obras concluídas, de reconstrução total e parcial, desenvolvidas no âmbito do PARHP). Trata-se de uma soma, que contempla obras levadas a cabo através do consórcio "Edivisa" | “Lucios – Engenharia e Construção”, num valor aprovado de mais de cinco milhões e quinhentos mil euros, e diversas intervenções realizadas por particulares e apoiadas financeiramente ao abrigo deste programa, num montante aprovado que ultrapassa um milhão e cem mil euros.