Farmacêutica e especialista em dermocosmética, a santacombadense Joana Nobre esteve no passado sábado, 19 de janeiro, na Casa da Cultura para falar sobre "O Cabelo", naquela que foi a primeira conversa do ciclo Beauty Talks, que está a ser promovido, ao longo de 2019, pela organização de jovens Dinamiza SCD.
O humor, jovialidade e simpatia foram notas dominantes da intervenção de Joana, que deu a conhecer a fórmula que faz um cabelo saudável e bonito, revelando importantes dicas para o seu tratamento diário. Durante a conversa, desmistificou, ainda, algumas crenças, mais enraizadas na sociedade, sobre o tema capilar.
Nesta primeira Beauty Talk, Joana começou por falar do cabelo enquanto símbolo e expressão de uma época, cultura, etnia e grupo social, saúde física e psicológica, personalidade, auto-estima e estilo de vida. Sempre em diálogo com a plateia, a especialista em dermocosmética - que escolheu a queda de cabelo como tema de mestrado - explicou que, tal como a vida humana, o cabelo tem um ciclo natural e todas as pessoas têm um capital capilar limitado.
Joana Nobre precisou este conceito, explicando que cada folículo (cada indivíduo tem entre 100 a 150 mil folículos) é um órgão completamente independente do que está ao lado. Por isso é que temos sempre cabelo a nascer e a cair, havendo uma renovação, ao longo do tempo, que obedece às três fases do ciclo de vida piloso - crescimento ativo, paragem de crescimento e fase de queda. Porém, o número de vezes em que esse ciclo acontece é limitado, estando definido à nascença. É geneticamente programado, e encontra-se balizado entre as 10 e as 20 vidas.
O número de folículos pilosos e o número de vidas de cada cabelo são geneticamente programados, mas há um outro fator que podemos controlar e que devemos ter em conta. A fase de crescimento do cabelo pode ser ampliada e promovida através de um cuidado atento e adaptado à natureza do nosso couro cabeludo. Isso pode ser feito com a utilização de produtos capilares adequados, como é o caso dos champôs anti-queda, e com outras ações que podem fazer a diferença, como uma escovagem cuidada do cabelo.
Neste contexto, Joana Nobre desmistificou um dos principais mitos associados à questão capilar: lavar o cabelo com frequência enfraquece-o. Ao contrário do muitos pensam, lavar o cabelo com frequência promove, efetivamente, o crescimento e saúde do cabelo "(faz bem e recomenda-se!"), desde que sejam escolhidos os champôs e produtos capilares adequados à natureza do couro cabeludo e à frequência da lavagem. E este princípio replica-se na escolha de outro tipo de produtos, como tintas para cabelo, ampolas, tónicos e máscaras capilares, entre outros.
Ao longo da conversa, falou ainda, de algumas doenças e problemas relacionadas com o couro cabeludo, como a alopecia, a caspa e a seborreia. O aparecimento de cabelos brancos foi outro tema em destaque, com a genética a surgir, uma vez mais, como o principal fator que condiciona o embranquecimento capilar de pessoas jovens.
Sempre num registo informal, mas também informativo, Joana Nobre explicou, com humor, o porquê da falsa crença "é dos carecas que elas gostam mais" e de muitos outros mitos associados ao cabelo. Para uma plateia interessada e atenta deixou, de igual modo, soluções para alguns problemas capilares comuns.
Depois desta primeira iniciativa sobre beleza e saúde, as Beauty Talks prosseguem, em datas a anunciar, com a abordagem de temas de interesse geral, como o envelhecimento cutâneo, a celulite e os cuidados solares. A dinamização vai estar, uma vez mais, a cargo de Joana Nobre, que assume funções de diretora técnica e de formação da Alès Groupe Portugal e de international training manager worldwide das marcas Lierac, Phyto e Jowaé.
O ciclo Beauty Talks conta com as parcerias institucionais do Município de Santa Comba Dão e da União de Freguesias de Santa Comba Dão e Couto do Mosteiro, representados pelo vice-presidente, Joaquim Agostinho Marques e pelo presidente José Augusto Sousa, respetivamente.