Depois do Campeonato Regional de Boccia, que teve lugar no passado fim-de-semana, o Pavilhão Gimnodesportivo Municipal voltou a receber esta quarta-feira, 30 de janeiro, uma iniciativa de divulgação e promoção da modalidade. Foi mais um encontro do Torneio Interinstitucional de Boccia da região de Viseu, que desta feita contou com a organização da APPACDM - estabelecimento de Vila Pouca, do concelho de Santa Comba Dão.
De caráter amigável, esta iniciativa, que teve um contexto competitivo restrito às instituições participantes, contou com o apoio do Município, que esteve representado pelo vice-presidente, Joaquim Agostinho Marques, e a colaboração do Agrupamento de Escolas.
O Torneio foi disputado por nove equipas de várias instituições particulares de solidariedade social (ipss) e associações da região, envolvendo um total de 64 participantes ao longo de um dia de competição saudável e de partilha de experiências. A par dos atletas da APPACDM de Vila Pouca e do Lar de São Joaninho, há a registar a participação de mais sete equipas, em representação de instituições dos concelhos de Mortágua, Tarouca, Castro Daire, Sabrosa e Viseu.
Ao longo de 2019, cada uma das equipas participantes vai receber este torneio "em casa", contribuindo assim para ampliar a promoção desta modalidade, que constitui o símbolo máximo do desporto adaptado.
Durante a sessão de entrega de prémios, o vice-presidente Joaquim Agostinho Marques dirigiu algumas palavras aos participantes, destacando o santacombadense e praticante de boccia, Ricardo Varela, como um exemplo a seguir e um embaixador da modalidade no concelho. O representante da autarquia referiu-se ao atleta como uma inspiração para o surgimento e crescimento do projeto municipal de promoção e divulgação do boccia, que traduz um claro investimento da autarquia na ampliação da prática deste desporto.
Destacou ainda a presença de todos os atletas da região em Santa Comba Dão, referindo que é nos participantes que a autarquia encontra a motivação para continuar a dinamizar ações e encontros, em que o boccia é o desporto de eleição.