O secretário de Estado da Proteção Civil, José Artur Neves, esteve na passada sexta-feira, 1 de fevereiro, em Santa Comba Dão, para uma visita à sede de concelho, que deu a conhecer duas estruturas essenciais e, muitas vezes, complementares, da proteção civil e do apoio à emergência: o Quartel dos Bombeiros Voluntários e a Base de Helicópteros de Serviço Permanente (BHSP).
Ao longo da deslocação, o representante do Governo foi conduzido pelas diferentes valências destes postos avançados na defesa e proteção das populações, reconhecendo a importância estratégica da BHSP. Neste contexto, manifestou a intenção de manter esta mais-valia como um elemento central das políticas de proteção civil em Portugal.
Receção nos Paços do Concelho
O início desta deslocação oficial foi marcada por uma sessão protocolar que contou com as presenças do presidente da Assembleia Municipal (AM), membros do Executivo, deputados da AM, presidentes de Junta de Freguesia, vice-presidente da Direção da Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários (AHBV), Comandante e representantes do corpo de Bombeiros e de outras instituições do concelho, bem como do deputado na Assembleia da República, José Rui Cruz.
As boas-vindas ao titular da pasta da Proteção Civil foram dadas por Leonel Gouveia, que sublinhou o facto da centralidade regional privilegiada de Santa Comba Dão ter dado origem a um grande dinamismo do corpo de Bombeiros Voluntários, que mostrou, desde sempre, "um enorme pioneirismo e profissionalismo nas várias valências da sua atuação". O representante do Município fez questão de transmitir a José Artur Neves que "a autarquia estará sempre de mãos dadas com a Associação Humanitária dos Bombeiros" no apoio às populações e "na prestação de um melhor serviço público ao concelho, à região e ao país".
O representante máximo da autarquia deu vários exemplos desse pioneirismo e profissionalismo, fazendo notar que Santa Comba Dão" foi das primeiras corporações a ter uma equipa de suporte avançado de vida, feito de modo voluntário, por médico e enfermeiro em viatura preparada para o efeito".
Acrescentou que "com a determinação da Associação [Humanitária dos Bombeiros Voluntários] e com algum apoio da autarquia, foi construído um heliporto, que, ao longo destes anos, esteve ao dispor da Autoridade Nacional da Proteção Civil e do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM), tendo sido prestado um relevante serviço à região no âmbito do combate aos incêndios florestais, às ações de busca e salvamento, e, no caso do INEM, em termos de emergência médica". Leonel Gouveia falou, igualmente, do pioneirismo do concelho na prevenção e combate aos incêndios florestais, reportando ao facto de Santa Comba Dão ter sido das primeiras bases a receber o Grupo de Intervenção de Proteção e Socorro da Guarda Nacional Republicana.
Ao secretário de Estado transmitiu, ainda, preocupação da autarquia relativamente à questão dos vencimentos dos operacionais da Equipa de Intervenção Permanente, apelando à intervenção do representante do Governo para uma rápida resolução deste problema.
Na sua intervenção, José Artur Neves falou sobre as várias reformas estruturais que estão a ser empreendidas pelo Governo no âmbito da proteção civil, e salientou aquelas que à floresta dizem respeito, ou não fosse Santa Comba Dão um dos concelhos mais fortemente atingidos pela tragédia dos incêndios de outubro de 2017.
Artur Neves reiterou que, no quadro desta reforma, a intervenção local é fundamental, destacando aqui o papel determinante das comunidades intermunicipais, dos municípios e das próprias freguesias.
Visita ao Quartel dos Bombeiros Voluntários e à Helipista
Logo após a sessão protocolar, o programa da visita prosseguiu com uma deslocação ao Quartel dos Bombeiros Voluntários, que propiciou o contacto direto do representante do Governo com os profissionais e voluntários que ali trabalham e prestam serviço.
O titular da pasta da Proteção Civil teve oportunidade de percorrer as salas que acomodam as diferentes valências do quartel, que foi objeto de uma remodelação recente, inaugurada em 2018, pelo ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita, e comparticipada no quadro do Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos (POSEUR).
Durante a visita, o representante do Governo deslocou-se ainda à helipista - uma estrutura essencial da BHSP de Santa Comba Dão - que foi a primeira do género no país, alavancando todo um conjunto de operações de socorro e salvamento, que começaram a ser efetuadas a partir do nosso concelho, abrangendo todo o território.
Tal como foi salientado pelo vice-presidente da Direção da AHBV, Joaquim Pratas, e pelo Comandante Hélder Costa, numa breve apresentação para o secretário de Estado e convidados, já foi realizado, a partir da BHSP, um amplo leque de serviços, no quadro da proteção de pessoas e bens: desde o combate e coordenação de incêndios florestais ao salvamento e resgate, passando pela emergência pré-hospitalar, transporte de órgãos e fiscalização rodoviária.
No âmbito desta apresentação, esclarecedora no que concerne à amplitude de resposta da BHSP, Joaquim Pratas esclareceu que é estratégia da direcção da AHBV "continuar a investir nesta infraestrutura, no sentido de dar continuidade às valências aeronáuticas e operacionais que atualmente possuímos, bem como potenciar oportunidades futuras que estejam em análise para deslocalização, por parte da Autoridade Nacional da Proteção Civil".