O Agrupamento de Escuteiros 306 de Santa Comba Dão - com a ajuda de escuteiros de todo o país e em parceria com a Associação Nacional de Empresas Florestais, Agrícolas e do Ambiente (ANEFA) - vai plantar 15 mil árvores em cinco dias, em várias aldeias do concelho. O #projeto100árvores está agendado para os dias 23 de fevereiro e também para os dias 2, 16, 23 e 30 de março e, no final de cada dia, vai haver animação, na comunidade, com um arraial popular.
Para assinalar os 100 anos do caminheirismo em Portugal, o Agrupamento de Escuteiros 306 de Santa Comba Dão criou o #projeto100árvores, com o objetivo de efetuar a remoção de eucaliptos e de reflorestar 10% da área ardida pelo incêndio de outubro de 2017, que devastou o concelho, deixando uma mancha negra de 8400 hectares. Para tal, convidou caminheiros (escuteiros com mais de 18 anos) de todo o país, que já efetuaram a inscrição nesta iniciativa. O objetivo é que cada caminheiro plante uma média de 100 árvores por dia, fazendo, assim, jus ao nome do projeto.
A ação decorre de uma forma faseada, num total de cinco sábados e com início já marcado para as 9H00 da manhã de dia 23 de fevereiro no local da fonte do Soito em São Joaninho. Seguem-se os dias 2, 16, 23 e 30 de março, com plantações a realizar noutros locais, a divulgar brevemente.
Esperam-se jornadas bastante produtivas e alegres, isto porque, segundo Baden Powell (fundador do Escutismo), "a felicidade consiste em fazer os outros felizes". No final de cada dia, vai ser organizado um arraial popular para toda a aldeia, a partir das 20h00 com "música à discrição".
O #projeto100árvores tem a parceria da ANEFA e conta com o apoio do Município de Santa Comba Dão, das Freguesias do concelho, bem como do fundo Recomeçar da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa e do Instituto Português Desporto e Juventude.
"As próximas gerações serão testemunhas deste grande esforço coletivo que estamos a empreender".
TEXTO ADAPTADO: Agrupamento de Escuteiros 306 - Santa Comba Dão