
No contexto do PU, foram abordados os temas do Regime de Pagamento Base, Pagamentos Associados, Manutenção de Atividade Agrícola em Zonas Desfavorecidas, Identificação de Beneficiário e Sistema de Identificação Parcelar, entre outros. Foram, igualmente, prestados esclarecimentos sobre diversas medidas de apoio ao investimento, no âmbito do Programa de Desenvolvimento Rural (PDR) 2020 e do Leader +, com enfoque nas medidas 3, 6, 8 e 10, relacionadas com as áreas agrícola e florestal e com o desenvolvimento local.
Mais informações sobre o PU 2019 (a efetuar até 30 de abril de 2019), podem ser obtidas no site do Instituto de Financiamento de Agricultura e Pescas - IFAP (aceda aqui). As candidaturas a decorrer no âmbito do PDR 2020 estão disponíveis na plataforma do programa (aceda aqui). Já as medidas de apoio e candidaturas decorrentes, no quadro do PDR 2020/Leader +, podem ser consultadas no site da ADICES (veja aqui).
O Balcão do Agricultor está, igualmente, ao dispor de todos os agricultores e interessados no âmbito da realização do Pedido Único e na candidatura a medidas do PDR 2020, através da prestação de esclarecimentos e informação, apoio técnico e interligação com outras entidades envolvidas.
Balcão do Agricultor e informações sobre queimas, queimadas e outros assuntos de interesse
Enquanto plataforma informativa e de apoio técnico, o Balcão do Agricultor* resulta de uma parceria entre a Câmara Municipal e a Confederação Nacional de Agricultura, encontrando-se aberto todas as terças e quartas-feiras, no período da manhã, na Casa dos Arcos, em Santa Comba Dão. Entre outras valências, o Balcão do Agricultor tem um relevante papel na informação e formação dos agricultores, que frequentemente procuram esta valência para esclarecer dúvidas e obter informações sobre métodos e técnicas relacionadas com a atividade agrícola, e acerca do novo modelo de comunicação prévia das queimas e queimadas.
Neste âmbito, Cláudio Jesus reforçou, junto dos presentes, as diferenças entre queima e queimada e simulou a realização de uma comunicação prévia através da plataforma do Instituto Nacional de Conservação da Natureza e das Florestas (aceda aqui), dando a conhecer os passos necessários à realização desta operação.**
De interesse geral para todos os agricultores, a sessão contou ainda com uma interessante explicação sobre algumas pragas exóticas, que afetam as produções, tendo sido dados a conhecer métodos ecológicos, simples e baratos, para as controlar.
A sessão foi complementada com informação útil sobre o Serviço Nacional de Avisos Agrícolas, disponível através do site da Direção-Geral de Alimentação e Veterinária (DGAV), que - tal como o nome indica - congrega avisos de todo o território, nos contextos da agricultura e veterinária (aceda aqui). Foi, igualmente, referida outra relevante valência do site da DGAV - o SiFITO, que corresponde ao Sistema de Gestão das Autorizações dos Produtos Fitofarmacêuticos, e que contém listagens com os produtos autorizados e cancelados (aceda aqui).
Elsa Lavado e Cláudio Jesus informaram, igualmente, os presentes sobre aspetos relacionados com formação profissional no setor agrícola e sobre a importância do associativismo agrícola. Foi ainda abordada a realização do recenseamento agrícola 2019, que corresponde a um inquérito realizado no território nacional destinado a caracterizar a agricultura portuguesa, com recolha de dados estabelecida para o período compreendido entre outubro de 2019 e maio de 2020. Os técnicos precisaram outros objetivos do inquérito e alertaram para o facto dos entrevistadores do Instituto Nacional de Estatística, deverem estar devidamente credenciados.
* Balcão do Agricultor de Santa Comba Dão
Atendimento: Terças e quartas-feiras, no período da manhã
Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. | tel. 232 880500 (Câmara Municipal de Santa Comba Dão)
** Mais informações sobre a temática das Queimas e Queimadas podem ser também obtidas no site da Câmara Municipal de Santa Comba Dão (aceda aqui)