
A Casa da Cultura recebe, no fim-de-semana de 6 e 7 de abril, duas sessões de apresentação de livros, dirigidas à comunidade, que encerram mais uma edição da Semana da Leitura Concelhia (SLC). Agendada para a semana de 1 a 7 de abril, a SLC vai propiciar diversos momentos informativos, lúdicos e culturais dirigidos a toda a população concelhia.
Dia 6: Com Famílias nos Entendemos: Modelos e Práticas para e com Famílias
No dia 6 de abril, sábado, a santacombadense Joana Brinca, coordenadora da Coleção "Intervenção", vai conduzir, a partir das 18h00, a apresentação da obra "Com Famílias nos Entendemos: Modelos e Práticas para e com Famílias".
O livro aborda as práticas profissionais da equipa do Centro de Apoio Familiar e Apoio Parental (CAFAP) de Santa Maria da Feira, que é constituída por Ana Vita, Ana Matos, Catarina Gomes, Patrícia Almeida e Mariana Pena.
«Este livro denota as preocupações do CAFAP com as Famílias de Hoje e do Amanhã e desvenda práticas profissionais (através de estudos de caso) inseridas num modelo centrado na promoção do bem-estar da criança, do jovem e da sua Família».
«(...) pretende ser um contributo para uma melhor compreensão da resposta social designada CAFAP e para a divulgação de práticas neste contexto. É uma obra teórica e prática, com ênfase na gestão e na partilha das emoções e dos afetos, nas dinâmicas relacionais e familiares, sem descurar a supervisão no "cuidar o outro" e "no cuidar de quem cuida" (equipa do CAFAP), através de metodologias ativas, participativas e criativas, onde os sujeitos de intervenção têm um importante papel no sucesso da intervenção dinamizada por esta equipa.
Dia 7: Francisco Penim: Primeiro Sendo
O jornalista e executivo de media, Francisco Penim apresenta no dia 7 de abril, às 15h00, o livro "Primeiro Sendo". O autor classificou-o como "um livro de amor, feito com amor, feito por amor, feito para transmitir amor, para passar esse amor". Com a chancela da Chiado editores, a obra traz-nos a história de Martim e Rita, abordando a relação entre o amor, a distância e o tempo
Este é o primeiro livro de Francisco Penim, de 51 anos, uma personalidade amplamente conhecida do mundo dos media, que começou, na rádio, em 1986. Na televisão, e desde 1994, produziu e realizou inúmeros programas de informação e entretenimento para a CMTV, RTP, SIC, TVI e outros canais.
Sinopse
Todos os dias o Martim espera pela menina e a Rita volta. Todos os verões ela passa a ponte para mais longe mas regressa para ele no jardim. Estes estares e não estares dela, cíclicos, alimentam-lhe a forma de amar e a necessidade que tem de verbalizar o primeiro amor que partilham.
Sempre uma nova forma de mostrar o quanto a ama e sentir esse amor que é um tudo que fica. Mas quando a distância e o tempo entre o Martim e a Rita aumentam, só o amor que aos dois une, pode decidir não se mexer do mesmo sítio.