Programados para quatro meses, os trabalhos vão desenvolver-se nos 10 metros de margens do domínio hídrico, nas diferentes áreas priorizadas para a intervenção: freguesia de São Joaninho e União de Freguesias (UF) de Santa Comba Dão e Couto do Mosteiro - ribeiro do Couto, UF de Treixedo e Nagozela - ribeira de Vila Nova e freguesia de São João de Areias. Trata-se de uma obra extensa, que ascende a um montante global de 105 mil euros, atribuído pela Agência Portuguesa do Ambiente ao Município de Santa Comba Dão, no âmbito de um protocolo de colaboração estabelecido entre as duas entidades, tendo em vista a regulação das intervenções a efetuar.
Para levar a efeito esta obra, o Município contratou a empresa especializada Beira Jardins, que está a realizar os diferentes trabalhos, tendo em vista a reabilitação e requalificação dos ecossistemas ribeirinhos e, nalguns casos, a valorização do corredor fluvial.
As obras programadas pretendem ainda melhorar os rios e ribeiras a nível social e económico, aumentando-se o seu potencial turístico, de lazer e de desenvolvimento local.