
A presidente da Comissão de Coordenação de Desenvolvimento Regional do Centro, Ana Abrunhosa, e o presidente da Câmara Municipal de Santa Comba Dão, Leonel Gouveia, entregaram, em pleno dia do pai - 19 de março - mais duas chaves de habitações reconstruídas, no concelho, ao abrigo do Programa de Apoio à Reconstrução de Habitação Permanente (PARHP).
Para António Carvalho, das Fontainhas, e José António Almeida, do Vimieiro, que viram as casas tragicamente destruídas pelos incêndios de 2017, este foi um gesto de profundo significado, que contribuiu para devolver a esperança e a confiança no futuro.
Também a estes proprietários foram entregues artigos de têxtil lar, no âmbito do protocolo que a CCDRC estabeleceu, recentemente, com o Movimento Lírio Azul. Enquanto entidade promotora e gestora da campanha solidária “Uma Casa. Um Lar", o Movimento Lírio Azul assume o compromisso de angariar junto de empresas bens materiais, novos, para as casas em processo de reconstrução e indicadas pela CCDRC".
É, ainda, de referir que as habitações foram, igualmente, apetrechadas com camas e sofás, oferecidos pela empresa Aquinos, no âmbito de um apoio que abrange todas as habitações, cuja reconstrução total foi entregue à CCDRC.
Visita a casas em obra
Ao longo da tarde, Ana Abrunhosa e Leonel Gouveia percorreram, ainda, diversas localidades do concelho, onde visitaram obras de reconstrução total e parcial, apoiadas pelo PARHP. Na deslocação foram acompanhados por técnicos do Município, da CCDRC, da MC2E (responsável pela fiscalização), e do consórcio "Edivisa" | “Lucios – Engenharia e Construção” (responsável pelos trabalhos de reconstrução das habitações, cuja obra foi entregue à CCDRC).
À medida que passou pelos diferentes locais abrangidos no programa, a comitiva contactou diretamente com alguns dos proprietários e respondeu a diversas questões relacionadas com os projetos, verificando, igualmente, o desenrolar de obras.