A+ A A-

Na Secundária de Santa Comba Dão: profissionais do futebol falam sobre prevenção de consumo de substâncias psicoativas

Na Secundária de Santa Comba Dão: Profissionais do futebol  falam sobre a prevenção do consumo de substâncias psicoativasO papel do desporto na prevenção de comportamentos de risco e de consumo de substâncias psicoativas  foi o tema em destaque,  no dia 19 de março, na Secundária de Santa Comba Dão, no âmbito de uma ação de sensibilização, que trouxe a esta escola três representantes do futebol profissional - um treinador, um jogador e um dirigente.  Foram eles, Francisco Neto, selecionador nacional de futebol feminino, Fernando Ferreira jogador de futebol profissional e Bruno Martins, diretor técnico distrital da Associação de Futebol de Viseu (AFV).



A organização da iniciativa  coube à  Comissão de Proteção de Crianças e Jovens (CPCJ), no âmbito do papel que assume na prevenção de comportamentos de risco para as crianças e jovens, e  ao Agrupamento de Escolas de Santa Comba Dão,  que - em articulação com o Município, através do técnico da área do Desporto, Nelson Morais -  agilizaram a vinda destes três representantes do desporto rei. Como não poderia deixar de ser a ansiedade e curiosidade imperou ao longo das conversas com jovens, em que foram transmitidos exemplos e histórias sobre o "poder" da atividade e prática desportiva, bem como do desporto (mais a um nível competitivo), na construção de uma vida sem dependências,  de uma vida mais saudável.

Mais do que  uma ação de sensibilização sobre a prevenção de consumos, a iniciativa propiciou o contacto dos alunos com profissionais que souberam dizer "não" a substâncias psicoativas, optando por uma vida mais saudável, que lhes permitiu atingir os seus objetivos desportivos, profissionais e pessoais. Aliás, o desporto e, especialmente, o futebol - enquanto jogo de equipa, com elevado poder agregador e social - foi apontado pelos intervenientes como uma prática que "exige" um empenho total e um elevado compromisso individual e coletivo, contribuindo para a formação de personalidades fortes, determinadas e focadas em objetivos.


Neste âmbito, o dirigente  Bruno Martins, deu a conhecer  o projeto Jogos+Vida   promovido pela AFV e financiado pelo Serviço de Intervenção nos Comportamentos Aditivos e nas Dependências (SICAD).  Trata-se de uma iniciativa, que pretende contribuir para a prevenção de consumo de substâncias psicoativas, através da promoção de estilos de vida saudáveis, aliando atividades da área do desporto com ações da área da psicologia. Contempla programas de treino de competências pessoais e sociais, ações de educação parental e formação de grupos-alvo estratégicos. Além de  jovens, em idade "de risco", as diferentes ações do projeto  abrangem, ainda, pais encarregados de educação, profissionais de diferentes áreas, como professores e enfermeiros, e reclusos do estabelecimento prisional de Viseu.

Já o selecionador nacional de futebol feminino, Francisco Neto, natural do vizinho concelho de Mortágua, falou da sua carreira e dos vários obstáculos que teve de ultrapassar para alcançar os  objetivos que traçou. Tal como os demais intervenientes na sessão, este reputado profissional destacou  a importância da adoção de um estilo de vida saudável para a  concretização de metas profissionais, pessoais ou sociais. Numa ponte com as suas funções de selecionador nacional, deu o exemplo da jogadora  Ana Borges, que -  movida pela paixão do futebol -  superou várias adversidades e condicionalismos pessoais.  Muito jovem deixou uma pequena aldeia do concelho de Gouveia, foi para Espanha e   jogou em equipas como Zaragoza e o Atlético de Madrid. Já em Inglaterra integrou o plantel do Chelsea, alinhando atualmente  pelo Sporting Clube de Portugal. Um exemplo de uma jovem atleta - eleita como jogadora da época 2017/2018 pela Federação Portuguesa de Futebol - que soube dizer "Não" aos consumos e dependências. Francisco Neto apresentou, ainda, como  exemplo de superação, a jogadora Diana Silva, com uma média impressionante de quilómetros percorridos em cada jogo, que alia, com sucesso, a prática desportiva e o percurso académico, estando prestes a concluir a licenciatura em Farmácia.

O jogador de futebol, Fernando Ferreira - que atualmente integra o plantel do Académico de Viseu - falou aos jovens alunos do seu percurso como atleta e do papel determinante que o futebol teve na recuperação de duas graves lesões que afetaram, significativamente, a sua carreira de profissional. Na conversa que manteve com os jovens alunos, Fernando Ferreira afirmou que foi, precisamente, a paixão pelo desporto rei, que o fez ultrapassar uma primeira lesão,  ocorrida praticamente no início da carreira e que foi responsável por um afastamento dos relvados. Apesar dos momentos difíceis e de desânimo, regressou mais tarde aos estádios, integrou o plantel do Belenenses e jogou pelo Marítimo, onde voltou a sofrer mais uma lesão, desta feita uma fratura gravíssima na perna esquerda. Este facto, passível de "deitar por terra" a carreira de qualquer jogador, não o demoveu. Com força de vontade, recuperou,  passou pela equipa do Tondela, antes de integrar a sua equipa atual - o Académico.

Apesar das adversidades por que passou, Fernando Ferreira deu um verdadeiro exemplo de superação e revelou ser  um atleta determinado,  que não se desviou do seu caminho, sabendo dizer não às dependências.

Câmara Municipal de Santa Comba Dão, Largo do Município 13, 3440-337 Santa Comba Dão       Tel.: 232 880 500 | Fax: 232 880 501 | E-mail: geral@cm-santacombadao.pt