No dia 16 de março, mais de 40 escuteirosm oriundos de várias partes do paísm estiveram em Cagido e em São Joaninho, no âmbito do projeto #100árvores. Foi mais um dia dedicado à reflorestação, onde não faltou uma festa na aldeia, animada pelo duo Sofia e Nuno.
Os escuteiros que vieram de São Pedro Fins (distrito do Porto), Ranhados e Mortágua (distrito de Viseu) foram encaminhados para São Joaninho, onde, junto com a comunidade, concluíram a plantação de árvores numa área fortemente atingida pelo incêndio de outubro 2017, aperfeiçoando ainda algumas técnicas de rega.
Já os escuteiros que vieram de Abade do Neiva (distrito de Braga), Arranhó, Moscavide e Sete Rios (distrito e cidade Lisboa) foram encaminhados para Cagido, onde arrancaram eucaliptos e plantaram um bosque misto, composto por várias espécies de carvalho, medronheiros e pinheiro manso.
Mais de 1500 árvores de diversas espécies autóctones foram plantadas ao longo do dia, o que constitui um balanço bastante produtivo. No final, os dois grupos juntaram-se para jantar e para um baile na União Cultural e Desportiva de Cagido, onde o duo Sofia e Nuno fez dançar até os mais envergonhados, propiciando-se, desta forma, envolvimento da comunidade na festa.
O #projeto100árvores, da responsabilidade do clã de São Roque do Agrupamento de Escuteiros de Santa Comba Dão, tem por objetivo a plantação de 15 mil árvores autóctones no concelho, o arranque manual de eucaliptos e a dinamização de um arraial popular para a comunidade.
As próximas plantações serão as seguintes:
- No dia 23 de março,em Pinheiro de Ázere;
- No dia 30 de março,em Treixedo /Nagozela.
É de referir que este projeto tem a parceria da Associação Nacional de Empresas Florestais, Agrícolas e do Ambiente (ANEFA), contando com o apoio do Município de Santa Comba Dão e das freguesias, do Fundo Recomeçar da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa e Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ).
Os Escuteiros agradecem a todos os que tornaram possível a realização de mais esta atividade.
Informações sobre a iniciativa:
Carla Coimbra Costa - chefe do Agrupamento Escuteiros Santa Comba Dão
Tel. : 969 530 755
TEXTO ADAPTADO - Agrupamento de Escuteiros 306 - Santa Comba Dão