Sempre com casa cheia, a Casa da Cultura recebeu, nos dias 8, 9 e 11 de abril as audições anuais de Páscoa, dos alunos do 1.º ciclo do Ensino Básico, que frequentam as Atividades de Enriquecimento Curricular (AEC) de Música, nos três Centros Escolares do concelho - Sul, Norte e Centro - do Agrupamento de Escolas de Santa Comba Dão (AESCD).
Foi uma verdadeira festa / celebração, que envolveu toda a comunidade educativa, e reuniu, em palco, centenas de alunos do 1.º ao 4.º ano, num espetáculo revelador do excelente trabalho que tem vindo a ser desenvolvido nas AEC de Música, ministradas por professores do Conservatório de Música e Artes do Dão (CMAD).
A transversalidade, interdisciplinaridade e todo o potencial pedagógico da música foi evocado neste espectáculo, conduzido por Cláudia Matos, também ela professora do CMAD. O mundo em que vivemos, as nossas diferenças, mas também aquilo que nos une, deu o mote a esta apresentação, que correspondeu a uma viagem musical por vários continentes, brilhantemente guiada pelas vozes dos jovens alunos, acompanhados em palco por uma orquestra constituída por músicos e alunos do CMAD e estudantes do curso profissional de Música da Escola Secundária.
A história destes concertos não ficaria completa, sem uma referência à qualidade e entrega, o ritmo e a melodia, bem como a alegria e expressividade das crianças, manifestadas em coreografias executadas na perfeição, com recurso à dança e a acessórios coloridos, à utilização de vários instrumentos, e sobretudo à união dos grupos em palco.
Durante os espetáculos, há ainda a referir um momento mais institucional, traduzido na intervenção dos representantes da parceria que torna possível a concretização das AEC de Música: o Município, através do presidente e vice-presidente, Leonel Gouveia e Joaquim Agostinho Marques, o Agrupamento de Escolas de Santa Comba Dão, através da diretora Madalena Dinis, a Associação de Pais, pelo presidente Luís Nunes e o CMAD, pelo diretor Paulo Gomes. Nota comum das várias comunicações foi o reconhecimento da importância da educação artística no desenvolvimento global das crianças, com foco nos benefícios da aprendizagem de música, enquanto ferramenta / arte universal, que potencia competências pessoais e intelectuais, estimulando os alunos para outras atividades desenvolvidas em contexto escolar.
Como referiu o presidente da Câmara, Leonel Gouveia, trata-se, sobretudo, de um investimento no futuro, reiterando a excelência de todo o trabalho que tem vindo a ser desenvolvido, ao longo dos últimos anos, em prol do ensino da música no concelho. Deu o exemplo do CMAD e das três Filarmónicas, bem como a aposta no ensino de música nas escolas, referindo, igualmente, o curso profissional de Música, ministrado na Secundária.
Luís Nunes, presidente da Associação de Pais, entidade promotora das AEC (Música e Desporto) no Agrupamento de Escolas, salientou os vários projetos desenvolvidos ao longo do ano letivo. Deu o exemplo d' As Emoções Vão à Escola, no âmbito da promoção do sucesso educativo com o apoio ao desenvolvimento e formação humana, e a própria oferta existente no quadro das necessidades educativas especiais, com terapia da fala (totalmente suportada pela autarquia) e hipoterapia (com apoio da autarquia ao transporte dos alunos). O representante da Associação de Pais deu ainda nota do investimento crescente e da ampliação da oferta no programa de ocupação dos tempos livres, existente no concelho.
Já a diretora do Agrupamento, Madalena Dinis, destacou o papel determinante de Paulo Gomes, enquanto mentor do CMAD, naquilo que é a excelência atingida no ensino desta arte transversal e universal. Na sua intervenção e agradecimentos estiveram ainda envolvidos os professores, alunos, assistentes operacionais e também toda a comunidade educativa de Santa Comba Dão que tem crescido com este projeto. Aludiu, igualmente, aos dois professores, que com Paulo Gomes, alicerçaram este projeto de referência, Luís Matos e Pedro Carvalho.
A música enquanto arte que fomenta o desenvolvimento de cidadãos mais informados, atentos e capacitados foi a tónica da intervenção de Paulo Gomes, que deu os parabéns a todos os alunos, professores e parceiros do projeto. Na sua breve intervenção, sobressaiu, sobretudo, a ideia de que a linguagem musical é um excelente meio para o desenvolvimento da expressão, equilíbrio, auto-estima e auto-conhecimento, além de um poderoso meio de integração social.