"No passado sábado, dia 13 de abril, a Associação de Estudos do Baixo Dão começou as suas actividades de 2019, com o já bem conhecido “Um café e uma boa conversa”, desta vez, na Igreja Matriz do Couto do Mosteiro.
Nesta ocasião, liderados pelo Engenheiro Mário Silva e, acompanhados pelo Senhor Padre Carlos Casal, o Professor António Neves e o Arqueólogo Pedro Matos realizaram uma “viagem” pela história da igreja de Santa Columba, desde o período Romano até a época Moderna, contada a partir de artefactos arqueológicos e documentos históricos.
Em tom fraternal, sempre com a participação do público e, com a honrosa presença dos Senhores Vice-Presidente Agostinho Marques e Presidente da União de Freguesias de Santa Comba Dão e Couto do Mosteiro, José augusto Morais de Sousa, falou-se sobre a villa (quinta) romana que ocupava os terrenos do Passal, sobre os conquistadores astur-leoneses que, na Alta Idade Média, introduziram o culto à Santa Columba, sobre a aldeia que se desenvolveu ao seu redor e deu origem à vila hepónima, e ainda, sobre a relação entre a antiga vila de Santa Columba, hoje, Couto do Mosteiro, e o burgo de Santa Comba, actual Santa Comba Dão. Os séculos mais recentes também não foram esquecidos, com a apresentação de documentos que atestam as sucessivas remodelações na igreja de Santa Columba, que a levaram desde o templo românico do século XII ao edifício setecentista que encontramos hoje.
A Associação de Estudos do Baixo Dão só tem a agradecer a todos os que contribuíram para a realização desse evento, designadamente, a disponibilidade do Senhor Padre Casal, ao apoio da Câmara Municipal de Santa Comba Dão e, principalmente, ao público que, como sempre, demonstrou grande interesse e curiosidade pelo passado da sua terra. Finalmente, a AEBD alargou as suas fileiras com a entrada de vários sócios que, doravante, poderão e deverão ser o motor dinamizador dos nossos eventos".
TEXTO - Direção da AEBD
Foto: Vitor Corveira