Celebraram-se, ontem, em Santa Comba Dão, os 45 anos da revolução dos cravos com uma sessão evocativa centrada no Largo do Município.
A agenda contemplou a cerimónia do hastear das bandeiras, que contou com a participação do presidente da Câmara, Leonel Gouveia, do presidente da Assembleia Municipal, César Branquinho, e da vereadora do Partido Social Democrata, Inês Matos. A este ato simbólico juntou-se a fanfarra dos Bombeiros Voluntários, composta por perto de uma centena de elementos, que protagonizou uma arruada de elevado impacto visual e simbólico.
A atuação começou junto ao Quartel dos Bombeiros, contemplando o Largo do Município e diversas ruas do centro histórico de Santa Comba Dão.
Assistiram a esta cerimónia, que evocou a revolução dos cravos, enquanto marco determinante da história recente de Portugal, vereadores da Câmara Municipal, presidentes das Juntas e Uniões de Freguesia do concelho, deputados da Assembleia Municipal, entre outros convidados e representantes de entidades concelhias, santacombadenses e visitantes.
Durante a celebração, é ainda de destacar a participação da Filarmónica de Santa Comba Dão, que se juntou aos festejos, promovendo a atuação de ensembles, que marcaram esta data, com diversos apontamentos musicais.
Junto ao Quartel dos Bombeiros
Também junto ao Quartel dos Bombeiros, no momento que precedeu a atuação da fanfarra, decorreu uma cerimónia de hastear das bandeiras, que reuniu o presidente da Direção da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Santa Comba Dão (AHBVSCD), Rui Branquinho, o comandante da corporação, Helder Mota, e o presidente da Câmara, Leonel Gouveia. O representante máximo do Munícipio entregou, ainda, aos representantes da Direção da AHBVSCD, um cheque correspondente à receita da peça de teatro culinário "O Presente de César", que reverteu para os Bombeiros.