Nos dias 27 e 28 de abril, mais de 600 exploradores (escuteiros dos 10 aos 14 anos) deslocaram-se de toda a Região de Viseu rumo a Santa Comba Dão para o Kimeras, uma atividade que reuniu todos os participantes à volta do imaginário do Peter Pan na Terra do Nunca.
A atividade regional de exploradores desenvolveu-se em torno das aventuras do Peter Pan e teve de tudo... A aventura foi total e, como já tem sido costume, houve expedições de outras regiões a participar e a enriquecer a iniciativa.
O check in começou pelas 9h00 da manhã no gimnodesportivo, onde os escuteiros deixaram as mochilas e estenderam os respetivos colchonetes. Seguiram depois para o estádio municipal, onde foi apresentada uma pequena peça de teatro, reportando a estas personagens que fazem parte do imaginário de várias gerações - Peter Pan e amigos, Capitão Gancho e associados - para que todos ficassem mais inspirados. O Kimeras 2019 voou com o Peter Pan e com a Sininho e riu com o Barrica, para não se deter em demasia com as maldades do Capitão Gancho...
A iniciativa prosseguiu com um jogo de cidade onde, onde os escuteiros haveriam de percorrer vários pontos obrigatórios,com desafios que colocavam à prova os seus conhecimentos escutistas.
Depois de almoço dirigiram-se para os Bombeiros onde participaram numa mega operação de Mass Training Suporte Básico de Vida: primeiro com uma apresentação no salão e a seguir com a prática no exterior.
'Quem sabe, salva' - Este foi o mote que levou dezenas de operacionais do INEM e dos Bombeiros a participar nesta operação.
A seguir, regressaram ao gimnodesportivo para o jantar e fogo de conselho à volta da tradicional fogueira, com a apresentação de peças de teatro sérias e cómicas, preparadas pelos agrupamentos.
No final teve lugar tão aguardado jogo noturno para encontrar o Peter Pan, que entretanto tinha desaparecido.
"Depois de um breve descanso, a alvorada, pelas 7h00 da manhã, levantou estes 600 meninos perdidos para a eucaristia que decorreu no largo do Rossio, esse lugar emblemático tão acolhedor e característico da cidade que foi mimosamente decorado pelos moradores, com a ajuda dos pais e mães do 306. E o resultado não poderia ter sido melhor. 'Saíram dali com a certeza de que a magia aconteceu naquele lugar. Jesus esteve ali'".
E porque a atividade ainda não tinha terminado, ainda houve tempo para os jogos de avaliação no estádio, nos quais os escuteiros puderam dar a sua opinião sobre o que se tinha passado no Kimeras e o que poderia ser melhorado. No final, a canção do adeus encheu o relvado de um verde de esperança num futuro melhor.
"Um agradecimento a todos que tornaram possível esta atividade:
- Equipa regional de exploradores de Viseu
- Município de Santa Comba Dão
- União de Freguesias de Santa Comba Dão e Couto do Mosteiro
- Agrupamento de Escolas de Santa Comba Dão
- Padre Geraldo Morujão, Padre Casal e Padre Leitão
- Caminheiros João e Nuno Estrada, Alexandre, Francisca e Alberto que animaram e decoraram a eucaristia
- Pais e mães do 306
- Moradores do Rossio
- Casa com Estória, um especial abraço à Ana Vera.
Por cá esperamos mais atividades destas com esta força e dinâmica".
Texto adaptado - Agrupamento de Escuteiros 306 de Santa Comba Dão - Coruja divertida