Mais de três centenas de professores da região centro estiveram, no passado dia 4 de maio,em Santa Comba Dão, na abertura do IX Colóquio do Centro de Formação de Associação de Escolas (CFAE) do Planalto Beirão, que este ano é subordinado ao tema: Flexibilização Curricular: utopia ou realidade promotora do sucesso?
Alunos mostraram o que de melhor se faz no território, ao nível do ensino e aprendizagem de Música
Esta iniciativa ocorre todos os anos, de forma rotativa entre os cinco Agrupamentos de Escolas da área de influência do CFAE Planalto Beirão, cabendo, nesta edição, o acolhimento ao Agrupamento de Escolas de Santa Comba Dão, que aproveitou a oportunidade para mostrar o que de melhor se faz no território, ao nível do ensino e aprendizagem de Música, nomeadamente nas Atividades de Enriquecimento Curricular, ensino articulado e cursos profissionais. Neste contexto, os alunos dos 3.º e 4.º anos do 1.º Ciclo do Ensino Básico, acompanhados por músicos do Conservatório de Música e Artes do Dão e do curso profissional do Música, cantaram e encantaram a plateia num reconhecido exemplo de excelência e do sucesso da aposta no enriquecimento curricular dos alunos. Reconhecido, pelos promotores e destinatários, como um investimento, o ensino da Música regista um impacto positivo noutras aprendizagens, potenciando a comunicação, a expressão e o alargamento dos horizontes culturais.
Esta foi, aliás, uma das principais notas transmitidas pela diretora de Agrupamento, Madalena Dinis, na sessão de abertura do colóquio, que contou também com intervenções do representante nacional do Plano de Autonomia e Flexibilidade Curricular, Nádia Ferreira, da diretora do Centro de Formação do Planalto Beirão, Rosa Carvalho, e do presidente da Câmara Municipal, Leonel Gouveia, que afirmou sentir-se muito honrado em receber, no concelho, centenas de representantes da classe docente. O autarca aludiu, também, ao seu percurso como professor, afirmando encarar o exercício das funções docentes, sobretudo, como uma missão. Nas breves palavras que dirigiu à assistência, expressou ainda a convicção de que os recursos empregues na educação são um investimento no futuro e nunca um gasto.
O Colóquio
Os trabalhos do colóquio prosseguiram com a participação de um reputado leque de oradores, de onde se destaca a presença do secretário de Estado da Educação, João Costa, que desenvolveu a temática “Autonomia e Flexibilidade Curricular: desafios e caminhos em torno da sua implementação”, constituindo-se como um momento privilegiado de aprendizagem e de contextualização do novo paradigma educacional a ter em conta, por toda a comunidade educativa, diariamente, nas suas praxis.
Os trabalhos inerentes a este IX Colóquio serão concluídos no dia 18 de maio. Nesse dia, e durante a parte da manhã, no auditório da Casa da Cultura de Santa Comba Dão, serão apresentadas comunicações e partilhadas boas práticas por Diretores de Agrupamentos de Escolas, pioneiros na implementação da flexibilidade curricular, seguindo-se, da parte da tarde, vários Workshops temáticos na Escola Secundária. Atendendo à atualidade e pertinência da temática, pretende-se, com esta iniciativa, proporcionar aos professores, de todos os níveis de ensino, momentos de reflexão e de aprendizagem colaborativa, partilhando saberes e experiências pedagógicas, conducentes à melhoria contínua da sua profissionalidade docente, promotora do sucesso educativo.
É objetivo que este IX Colóquio se venha a constituir como um espaço dialógico de construção de Saber nas Escolas, bem como um momento de formação e de desenvolvimento profissional permitindo, por um lado, a compreensão e intencionalidade das mudanças de orientações curriculares e, por outro, a interrogação e a (re)conceção de novas práticas conducentes a uma aprendizagem de qualidade e qualificante para Todos os alunos.
Fonte: Centro de Formação de Associação de Escolas (CFAE) do Planalto Beirão
Fotos: Defesa da Beira