Abril foi o mês da Prevenção dos Maus Tratos na Infância e a Comissão de Proteção de Crianças e Jovens (CPCJ) de Santa Comba Dão promoveu diversas iniciativas que alertaram e sensibilizaram a comunidade para esta problemática, no contexto de uma campanha a nível nacional, que, à semelhança do que acontece um pouco por todo o mundo, teve como símbolo o laço azul.
De entre as iniciativas informativas e de sensibilização, há a referir a colocação de tarjas alusivas à campanha, em edifícios públicos e de instituições do concelho, bem como a realização de laços humanos, com o objetivo de chamar a atenção da população para os maus-tratos na infância e, também, consciencializar a comunidade para o seu papel na prevenção desta problemática.
Tal como já foi noticiado, os laços humanos foram executados nos estabelecimentos de educação e ensino do concelho - Centros Escolares Norte, Centro e Sul, Escola Secundária e Escola Básica dos 2.º e 3.º Ciclos - em iniciativas dirigidas ao público escolar, que contaram com a parceria do Agrupamento de Escolas de Santa Comba Dão (AESCD), bem como em frente aos Paços do Concelho, numa atividade destinada a toda a população.
(Fotos da esquerda para a direita: Laços nos Centros Escolares Norte, Centro e Sul, na Escola Básica dos 2.º e 3.º Ciclos e na Escola Secundária)
Outras iniciativas da Campanha - Palestra com a Atriz Mariana Monteiro, embaixadora para a juventude da Associação Corações com Coroa
A par destas ações, e e também em parceria com o AESCD, realizou-se no dia 2 de maio, uma palestra na Escola Secundária, que teve como protagonista a atriz Mariana Monteiro. Embaixadora para a Juventude da associação "Corações com Coroa" (CCC), Mariana Monteiro esteve acompanhada - neste iniciativa- por Filipa Gama, técnica do CCC.
Em conversa com cerca de uma centena de estudantes do 9.º ano, Mariana Monteiro transmitiu e sensibilizou os jovens alunos para questões muito importantes, como a igualdade de género, a violência no namoro e o bullying. Foi propiciado um momento de reflexão, debate e aprendizagem, durante o qual a plateia foi elucidada sobre as várias temáticas em foco na iniciativa.
No fundo, a presença de uma personalidade mediática e popular potenciou a transmissão de uma importante mensagem para os mais jovens, relacionada com o respeito pelos direitos fundamentais das pessoas. Esta é também uma das principais mensagens transmitidas pela CCC, que promove, no decurso da sua ação, uma cultura de solidariedade, igualdade de oportunidades e inclusão social.