Santa Comba Dão foi um dos membros fundadores da Federação Portuguesa do Caminho de Santiago (FPCS), oficializada na passada sexta-feira, 17 de maio, em Vila Pouca de Aguiar, com a presença do representante do município santacombadense, o vice-presidente, Joaquim Agostinho Marques. O objetivo desta entidade recém-criada é a promoção e divulgação, bem como a organização e gestão dos Caminhos de Santiago em território nacional.
Com sede em Vila Pouca de Aguiar - representante nacional da Federação Europeia dos Caminhos de Santiago - a FPCS reúne 60 entidades, de todo o país, que se uniram para “revitalizar e dinamizar as variantes do Caminho Português de Santiago como importantes vias de peregrinação a Santiago de Compostela, recuperando, preservando e promovendo também o património histórico-cultural e religioso associado ao caminho, a interculturalidade dos povos e impulsionando o desenvolvimento económico, social e ambiental das regiões atravessadas”.

Seguido por milhões de peregrinos desde o início do século IX, quando foi descoberto o sepulcro do Apóstolo Santiago o Maior, o Caminho de Santiago é a rota "mais antiga, mais percorrida e mais celebrada do velho continente".